Seduc seleciona professores de Educação Física para o Desporto Educa
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) abriu Processo Seletivo Simplificado (PSS) para o Projeto Desporto Educa. A contratação temporária de 380 professores de Educação Física/instrutores esportivos é para atuar em treinamentos desportivos e paradesportivos. Desse total, 342 são vagas destinadas à ampla concorrência, 19 para Pessoas com Deficiência (PcD) e 19 para profissionais recém-formados.
Podem se inscrever professores graduados em Educação Física que fazem parte do quadro de servidores da Seduc e demais profissionais licenciados e/ou bacharelados em Educação Física que não tenham vínculo com a Secretaria.
Além disso, é necessário ter registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF) e disponibilidade de horário para a execução de 20 horas semanais do projeto.
As inscrições serão realizadas exclusivamente de forma presencial, na Coordenação Regional de Educação (CRE) escolhida pelo candidato, até o dia 15 de setembro. Cada candidato poderá se inscrever apenas para uma modalidade desportiva. MODALIDADES Serão selecionados candidatos com expertise em treinamento esportivo em qualquer uma das modalidades desportivas e paradesportivas disputadas nos Jogos Estudantis de Goiás (JEEGs), nos Jogos Interculturais e nas seletivas nacionais. Confira as modalidades
– Modalidades individuais: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia, wrestling e xadrez.
– Modalidades coletivas: basquetebol, futebol de campo, futsal, handebol e voleibol.
– Modalidades paralímpicas: atletismo, natação, goalball, tênis de mesa, bocha, judô, tênis em cadeira de rodas, futebol de cinco, futebol de pc, voleibol sentado, basquete em cadeira de rodas x3, parabadminton, taekwondo, halterofilismo.
– Modalidades interculturais: arco e flecha, atletismo, capoeira, corrida com tora, futebol, lutas corporais. ETAPAS O Processo Seletivo Simplificado será composto por duas etapas: análise de currículo (títulos e experiência profissional) e participação em eventos esportivos.
Na primeira etapa serão avaliados a formação acadêmica, participação em cursos complementares e as experiências profissionais do candidato. Já a segunda etapa analisará as participações do candidato nos JEEGs,
Jogos da Juventude, Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) e/ou em outros eventos esportivos na modalidade para a qual se candidatou. O resultado final do certame deve ser divulgado no dia 17 de novembro. DESPORTO EDUCA O Projeto Desporto Educa foi instituído em 2020 e, desde então, possibilita a execução de projetos de treinamento desportivos e paradesportivos no período oposto das aulas dos estudantes matriculados nas escolas de período regular da rede estadual de Educação.
O projeto visa promover a identificação de talentos esportivos promissores e despertar o interesse dos estudantes pelos valores olímpicos e paralímpicos, aplicáveis não somente aos jogos e competições, mas também à sociedade.
Além disso, contribui para o desenvolvimento dos estudantes, eleva os níveis de competitividade e a participação em competições esportivas e estimula hábitos de vida saudável.