Ministro Paulo Pimenta participa de anúncio do sinal da TVE e TV Educa Bahia em 116 municípios baianos
O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), Paulo Pimenta, e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciaram, nesta quinta-feira (1/6), a chegada do sinal digital da TVE e da TV Educa Bahia em 116 municípios do estado. “Esse ato de assinatura é um ato muito importante, de grande significado", sublinhou o ministro."Espero que essa empresa da Bahia seja inspiradora para aquilo que nós queremos fazer no Brasil e demais estados, porque realmente é uma experiência fantástica. O projeto da educação é maravilhoso”, salientou Pimenta.
Para além do ministro e do governador, também realizaram a assinatura o presidente da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) Hélio Doyle, o vice-governador Geraldo Júnior, o secretário de comunicação da Bahia André Curvello, a secretaria de comunicação da Bahia Adélia Pinheiro e o diretor-geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), Flávio Gonçalves.
A expansão do sinal digital das emissoras públicas baianas é um compromisso do Programa de Governo Participativo (2023/2026) e irá beneficiar mais de 2 milhões de baianos com uma programação diversificada e de valorização da cultura regional.
“Nós temos uma missão, uma missão muito forte de fortalecer os meios de comunicação para que a verdade seja estabelecida. Para que a informação supere a desinformação”, ressaltou o governador Jerônimo Rodrigues.
O anúncio ocorreu em Salvador, durante abertura do Seminário "Os desafios da comunicação numa era de desinformação e ataques à democracia".
SOBRE O SEMINÁRIO — Organizado pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, com apoio do governo estadual, o evento ocorre em Salvador (BA), até sexta-feira (2), de forma gratuita.
A fala inicial foi de Roseane Pereira, cordelista e estudante de jornalismo do projeto Jovens Comunicadores, que integra o Programa Pró-Semiárido da Bahia. Ela salientou a importância da comunicação e de projetos do poder público para mudança de perspectiva. “Saí de casa no interior de Juazeiro e deixei minha mãe e meu pai chorando, porque fazer parte disso é a construção de uma coisa que fugiu da realidade deles. Meu pai e minha mãe não têm formação, eles não se formaram e eu sou a primeira da minha família. Estou na universidade graças ao projeto Jovens Comunicadores, então foi uma vitória”, disse Roseane.
Nesta quinta, a mesa de abertura tratou sobre “Conjuntura e luta de ideias na sociedade”, com a participação do ministro Paulo Pimenta. Na sexta, as mesas serão “Redes digitais, fake news e a regulação da internet”, com o Secretário de Políticas Digitais da Secom/PR, João Brant, e “As prioridades da comunicação pública”, com Hélio Doyle.