Projeto propõe distribuição gratuita de sensor para controle de glicemia
Proposta da vereadora Léia Klebia (Podemos) determina fornecimento de dispositivo pela Rede Municipal de Saúde para pacientes diabéticos
A vereadora Léia Klebia (Podemos) apresentou, na Câmara de Goiânia, projeto de lei para fornecimento gratuito de sensor de monitoramento de glicemia a pacientes com diabetes. A matéria determina a distribuição do chamado "Sensor Libre" pela Rede Municipal de Saúde.
“O Sensor Libre é um dispositivo de monitoramento de glicose não invasivo, imprescindível para controle da diabetes, já que mede automaticamente e guarda, de forma contínua, leituras dos níveis de glicose ao longo do dia e da noite. Além disso, pode ser utilizado por adultos, inclusive gestantes, e por crianças a partir dos quatro anos de idade”, explica a matéria.
O sistema moderno, segundo o texto, afere glicemia de forma indolor, sem necessidade de furar o dedo. Com adesivo sob a pele, o leitor captura informações do sensor e apresenta nível de glicose em tempo real. O dispositivo traz, ainda, histórico das últimas oito horas, o que facilita controle por pacientes e por profissionais de saúde.
Ao justificar a importância da proposta, a vereadora demonstrou preocupação em relação à diabetes. "Se não for controlada de maneira adequada, a doença pode causar lesões irreversíveis em órgãos vitais. Também pode desencadear complicações no quadro clínico do paciente, como insuficiência renal e cegueira”, afirmou.