Governador Ronaldo Caiado articula obras prioritárias para Goiás com ministro da Casa Civil

Governador Ronaldo Caiado articula obras prioritárias para Goiás com ministro da Casa Civil

Entre as demandas levadas pelo Governo de Goiás para reunião em Brasília estão o Complexo Oncológico Cora, O BRT entre Santa Maria e Luziânia, além da construção de três novas policlínicas e três presídios no estado

Com o objetivo de trazer mais investimentos para Goiás, o governador Ronaldo Caiado se reuniu nesta terça-feira (30/05), com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, em Brasília. Em pauta, a atuação do governo federal diante das demandas prioritárias apresentadas pelo chefe do Executivo goiano durante reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os demais governadores, ocorrida no início deste ano.

Caiado agradeceu o ministro pela atenção com as solicitações goianas e pela parceria no desenvolvimento de ações voltadas ao social, que visam romper com o ciclo da pobreza. "Ele dispensou quase a manhã toda para nos ouvir. Fizemos uma análise detalhada sobre cada obra que priorizamos em Goiás. Avançamos bastante e o governo federal ficou de apresentar em julho uma avaliação final sobre como poderá contemplá-las", explicou.

[caption id="attachment_408119" align="alignright" > Ronaldo Caiada em reunião com o ministro da Casa Civil: “Fizemos uma análise detalhada sobre cada obra que priorizamos em Goiás”[/caption]

Segundo Caiado, as demandas levadas à reunião foram, além das três já apresentadas ao presidente Lula anteriormente (Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás – Cora; BRT entre Santa Maria e Luziânia; e o Projeto de Irrigação de Fruticultura do Vão do Paranã, em Flores de Goiás), suporte para construção de três novas Policlínicas (Campos Belos, Mineiros e Mozarlândia) e três presídios para o acondicionamento do sistema carcerário goiano.

Rui Costa retribuiu o agradecimento ao governador e aos demais representantes do Governo de Goiás presentes na reunião, entre eles o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, o presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Lucas Vissotto, e a secretária de Estado do Entorno do Distrito Federal, Maria Caroline Fleury de Lima.

“Estamos finalizando o conjunto de obras para o novo plano de investimento e refinando o detalhamento junto aos governadores. Hoje foi a vez de Goiás e, daqui alguns dias, estaremos lançando não só projetos para os goianos, mas para o Brasil”, afirmou o ministro.

Dentre as demandas apresentadas por Goiás está a implementação do projeto de fruticultura no Vão do Paraná, que já está em andamento no Nordeste goiano, numa das regiões mais vulneráveis do Estado. A iniciativa promove a capacitação profissional dos produtores rurais, além de gerar emprego e renda.

Outro ponto discutido durante a reunião foi a ampliação do BRT de Santa Maria (DF) até Luziânia, que faz parte dos investimentos que visam a melhoria da qualidade de vida em Goiás e da população do Entorno. A obra prevê investimento de R$ 420 milhões e deve beneficiar cerca de 224 mil pessoas de Luziânia, Riacho Fundo, Cidade Ocidental e Valparaíso, que diariamente se deslocam para o Distrito Federal, seja a trabalho, comércio ou para utilizar serviços públicos de saúde e educação.

A construção do Hospital Estadual do câncer em Goiás também foi lembrada durante o encontro. A obra já foi iniciada e a primeira etapa recebeu aporte da atual gestão de mais de R$ 400 milhões. O terreno, próximo às Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa) e à BR-153, foi cedido pela União ao Governo do Estado.

Fotos: Júnior Guimarães / Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás