Gracinha Caiado participa do lançamento do Pacto Contra a Fome

Gracinha Caiado participa do lançamento do Pacto Contra a Fome

Ainda na capital paulista, Gracinha também visitou o Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulo

 

A presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, participou, em São Paulo, do lançamento do movimento Pacto Contra a Fome. Ao lado de autoridades de todo o país, Gracinha representou o Governo de Goiás na solenidade. A iniciativa suprapartidária idealizada pela empresária Geyze Diniz, esposa do empresário Abílio Diniz, visa organizar ações conjuntas estruturadas para boas práticas que possam reduzir o desperdício de alimento e combater a fome.

“É uma honra estar aqui hoje ao lado de tantas autoridades e empresários que fazem a diferença e têm um olhar atento às questões sociais. É uma oportunidade para o Estado de Goiás estar por dentro do que tem sido debatido nacionalmente no que diz respeito ao combate à fome, uma luta que é de todos nós”, explicou a primeira-dama. 

O movimento tem como missão acabar com a fome no Brasil até 2030 e não ter nenhuma pessoa em nenhum nível de insegurança alimentar no território nacional até 2040. Para tanto, a intenção é executar ações conjuntas estruturadas para boas práticas que possam reduzir o desperdício de alimentos. “Não podemos nos conformar que tantos brasileiros continuem passando fome em 2023, com tantos saberes e tecnologias disponíveis”, pontua a empresária Geyze Diniz.

Gracinha Caiado concorda com a premissa e lembra que o Governo de Goiás conhece de perto esse desafio, o que tem resultado em investimentos crescentes para garantir a segurança alimentar dos goianos. “Desde o primeiro dia de governo, Ronaldo Caiado se preocupou em atender as demandas emergenciais da população com ações e políticas públicas de combate à fome. Prova disso é que Goiás foi o estado que mais investiu na compra de kits de alimentos durante a pandemia. Foram investidos mais de R$ 100 milhões em mais de 1,2 milhão de cestas básicas”, contou Gracinha, durante o evento. 

Outras ações do Governo de Goiás no combate à fome incluem o programa NutreBem, responsável pela distribuição do Mix do Bem, um alimento nutritivo que contribui para ampliar a segurança alimentar das famílias em situação de vulnerabilidade social no Estado, e o Banco de Alimentos da OVG, que já distribuiu mais de 5 mil toneladas de alimentos in natura para entidades sociais e famílias vulneráveis. Além disso, as 14 unidades do Restaurante do Bem mantidas pela gestão estadual já serviram cerca de 13 milhões de refeições desde o início de 2019, um investimento de mais de R$ 76 milhões. 

Entre as autoridades presentes no evento, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas; a primeira-dama de São Paulo, Cristiane Freitas; o governador do Maranhão, Carlos Antônio Júnio; o governador do Amazonas, Wilson Lima; o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes; o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas; o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias; e a ministra do Planejamento, Simone Tebet. 

Núcleo de Alto Rendimento Esportivo

Gracinha Caiado também aproveitou a agenda em São Paulo para conhecer de perto o trabalho realizado no Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulo (NAR-SP). A organização atua na avaliação e preparação de atletas e equipes de alto rendimento, sendo reconhecida como um centro de excelência esportiva e referência internacional em pesquisa científica e prescrição do treinamento esportivo.

O NAR-SP é uma iniciativa do Instituto Península, que é mantido pela família Diniz, e que já possui parcerias com o Governo de Goiás. Durante a visita, a primeira-dama tratou com o pesquisador Irineu Loturco, pessoa à frente do núcleo, sobre a possibilidade de novas frentes de trabalho em conjunto, com foco na área social. “Junto à Secretaria de Estado de Educação, já temos trabalhado junto à organização com projetos que beneficiam os docentes da rede estadual. Agora, viemos aqui conhecer mais este trabalho e estou encantada. Tenho certeza que novas parcerias virão”, afirma Gracinha.