‘Projeto Trânsito’ promove prevenção de acidentes de trabalho com motociclistas
No dia 28 de abril, Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho, a Coordenação de Vigilância de Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) destacou o Projeto Trânsito, que visa à prevenção de acidentes de trabalho. O objetivo principal da ação é analisar a relação entre o trabalhador e o trânsito, reconhecer a realidade laboral dos envolvidos e propor ações de prevenção educativas para os problemas identificados.
O projeto teve início no final de 2021, e em 2022 foi aplicado ao trabalhador motociclista, que é o que mais sofre com riscos de acidentes no trajeto para o trabalho. De acordo com o Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS), esses trabalhadores foram as principais vítimas de internações por acidente de transporte, em 2020, no Estado. Em 2021, foram a segunda categoria nesse triste ranking.
A iniciativa da SES-GO busca evidenciar o papel das ações preventivas em saúde do trabalhador dentro dos processos educativos estruturantes para os condutores em Goiás e propiciar uma melhora na identificação dos acidentes de trabalho relacionados ao trânsito, com a consequente redução de subnotificação.
Neste mês de abril, a equipe do Projeto Trânsito realizou uma capacitação com conteúdo de prevenção de acidentes de trabalho voltado para os trabalhadores motociclistas da região de Formosa, incluindo mototaxistas, trabalhadores de aplicativos e motoboys. Também foram gravadas cinco chamadas, em uma rádio local, com temas voltados para a sensibilização dos trabalhadores na prevenção de acidentes de trânsito com os condutores de motocicletas.
A ação contou com a participação da Secretaria de Trânsito de Formosa, que recebeu material educativo preventivo do projeto e pactuou a parceria também nas atividades futuras. Os instrutores do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) também foram reunidos para divulgar as últimas atividades do projeto, receber orientações sobre o uso das aulas gravadas em 2022 e reforçar a inserção do material educativo nos cursos de capacitação para trabalhadores em 2023.
Foto: Agência Brasil