Nova lei estadual viabiliza ações preventivas ao AVC

Nova lei estadual viabiliza ações preventivas ao AVC

Foi aprovada em março, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, a Lei nº 21.816, que institui a Política Estadual de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). A lei tem como objetivo viabilizar ações educativas sobre o AVC, realizar campanhas de prevenção sobre os diferentes tipos da doença e promover orientação técnica para pessoas suscetíveis a risco.

De acordo com a Associação Brasileira de Neurologia, o AVC é a segunda causa de morte e a primeira de incapacidade no Brasil. Em Goiás, segundo dados do Ministério da Saúde, foram registradas 1.026 mortes pela doença, em 2020. Em 2021, o número subiu para 1.054 e, em 2022, para 1.194 óbitos. No ano passado, foram registradas 7.624 internações pela doença, média de 21 por dia.

A superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Paula dos Santos, acredita que a lei vai fortalecer e trazer mais responsabilidade aos municípios, que devem cumprir ações de prevenção de agravos da doença, com orientações, por exemplo, sobre práticas de vida mais saudável à população. 

“O Estado cumpre a responsabilidade de atendimento e tratamento ao paciente que chega às unidades de alta complexidade. Mas as ações devem começar antes disso acontecer. A prevenção tem que ser mais trabalhada na atenção primária”, avalia a superintendente.