Secretário nacional quer conhecer videomonitoramento de Aparecida
O sistema de videomonitoramento de Aparecida de Goiânia foi destacado pelo secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, durante reunião em Brasília na quarta-feira, 15. O encontro contou com a presença do secretário municipal de Segurança Pública, Roberto Cândido, do comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Weber Júnior, e do vereador Willian Panda (PSB).
A comitiva de Aparecida de Goiânia, que apresentou o sistema de vigilância eletrônica implementado pelo Programa Cidade Inteligente, recebeu a notícia de que o secretário do governo Lula irá visitar a cidade para conhecer o funcionamento do videomonitoramento. O encontro foi intermediado pelo secretário de Assuntos Legislativos da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Elias Vaz, que também é ex-deputado federal.
“Mostramos o trabalho que realizamos na segurança pública em nosso município com uso de tecnologia de ponta. E repassamos ao secretário a importância das ferramentas tecnológicas e, sobretudo, do sistema de videomonitoramento que auxilia tanto na prevenção quanto no combate e investigação de ações criminosas”, apontou Roberto Cândido.
Tadeu Alencar planeja visitar Aparecida após uma viagem à Colômbia programada para maio. Ele expressou seu apoio ao sistema de videomonitoramento da cidade e indicou que a iniciativa pode ser replicada em outras cidades brasileiras.
O sistema de videomonitoramento de Aparecida de Goiânia utiliza câmeras de última geração para fiscalizar centenas de pontos 24 horas por dia. Os agentes de segurança operam o sistema a partir do Centro de Inteligência Tecnológica (CIT), que foi viabilizado graças à construção de mais de 700 quilômetros de redes de fibra óptica na cidade e um data center próprio.
Pronasci II
Na quarta-feira, a delegação de Aparecida de Goiânia participou do lançamento do Pronasci II, um programa nacional de segurança com cidadania do governo federal. Durante a cerimônia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que viaturas serão fornecidas aos estados e municípios para fortalecer a luta contra a criminalidade, com ênfase na proteção das mulheres vítimas de violência doméstica.