DF é pioneiro no país com mulher no comando do Corpo de Bombeiros
Na noite de 8 de março de 2023, o comando do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) passou a ser liderado por uma mulher, marcando uma importante conquista para igualdade de gênero, fruto da luta constante pelo reconhecimento da capacidade das mulheres em todas as áreas de atuação.
A coronel Mônica de Mesquita Miranda assumiu oficialmente o cargo de comandante-geral da corporação, substituindo o coronel Alan Alexandre Araújo, que estava no posto desde maio do ano anterior.
Mônica de Mesquita é a primeira mulher a ocupar o cargo mais alto no Corpo de Bombeiros no Brasil e declarou estar pronta para liderar a corporação e zelar pela segurança pública do Distrito Federal, trazendo um toque feminino em um cargo historicamente ocupado por homens.
Durante a solenidade na Academia de Bombeiro Militar, o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, elogiou a nomeação da coronel Mônica de Mesquita como comandante-geral. “É um orgulho para o DF termos a primeira comandante mulher não só aqui, como no Brasil. A assunção da coronel Mônica é a continuidade de um trabalho muito bem feito pelo Corpo de Bombeiros em nossa capital”, afirmou.
Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília