Gracinha Caiado ao lado das produtoras rurais durante encontro da Emater

Gracinha Caiado ao lado das produtoras rurais durante encontro da Emater

“Hoje nós mulheres ocupamos muitos espaços que há tempos nos foram negados”

 

A presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, participou de uma programação do Dia Internacional da Mulher da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) em homenagem à data comemorada ontem (08). Ao lado de cerca de 200 lideranças rurais, servidoras do órgão e produtoras de todo o estado, Gracinha falou sobre a importância do papel feminino no campo. 

“Hoje nós mulheres ocupamos muitos espaços que há tempos nos foram negados. Claro que ainda somos minoria em muitos deles, e no agro não é diferente, mas cabe a nós, cada vez mais, estudarmos e nos qualificarmos para então buscar estarmos onde quisermos”, discursou a primeira-dama. “A participação da mulher no Agro tem sim a capacidade de fazer a diferença na produção e na geração de renda”, completou. 

Durante discurso, Gracinha também destacou as ações de capacitação para pequenos produtores rurais oferecidas pelo Governo de Goiás, por meio da Emater, GPS e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). “São cursos diversos que ensinam as técnicas desde o início do cultivo até a hora da venda dos produtos. Temos ainda o chamado Crédito Social, que beneficia aquelas pessoas que participaram dos cursos e que desejam empreender. E de todas as pessoas beneficiadas com esse dinheiro, gostaria de dizer a vocês que quase 80% são mulheres.”

A presidente da Associação do Lajeado do município de Goiandira, Maria Aparecida Farreira, falou em nome de todas as produtoras rurais e destacou o alcance da gestão estadual por meio da Emater. “Minha história com a instituição é muito antiga e para mim é uma alegria dizer que a Emater é hoje uma extensão da minha casa”, ressaltou.