Comitiva de Minas Gerais visita Aparecida em busca de modernização na gestão pública
Aparecida de Goiânia, cidade localizada no estado de Goiás, recebeu ontem, 28, uma comitiva de prefeitos, secretários e empresários do sul de Minas Gerais.
Durante a visita, os visitantes puderam conhecer de perto o sucesso da gestão da cidade, observando os índices de crescimento nas diversas áreas, o projeto inteligente em implantação e o modelo de gestão que eleva o município a condição de expoente dentre as maiores cidades do Estado.
Essa é a terceira vez que Aparecida recebe chefes executivos de outros estados em três meses, o que reflete o interesse de outros municípios do Brasil em aprender com as experiências da cidade e implantar ações que possam melhorar a vida da população.
Durante a recepção, o prefeito Vilmar Mariano afirmou que a missão da cidade é tornar-se um modelo para as novas gerações e destacou os índices de crescimento da cidade em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), emprego, abertura de CNPJs e investimentos que Aparecida tem feito para modernizar a cidade e desenvolver uma gestão mais transparente e econômica.
Um dos pontos que mais chamou a atenção da comitiva foi o Centro de Inteligência Tecnológica (CIT), modelo de gerenciamento de imagens e dados das mais de 400 câmeras ativas no município, controladas pela Guarda Civil Municipal. A segurança pública foi um dos principais pontos abordados pelos prefeitos visitantes, que puderam enxergar o potencial da tecnologia e processamento de dados para a diminuição da criminalidade.
Além disso, a comitiva pôde conhecer o modelo de Cidade Inteligente adotado por Aparecida de Goiânia, que inclui a Cidade Administrativa Maguito Vilela. O prédio, que abriga o poder executivo municipal, é cercado por uma praça, tem sistema de captação de água das chuvas para uso interno e utiliza painéis fotovoltaicos para captar energia solar, tornando assim a edificação ecologicamente correta e autossustentável.
A visita à cidade de Aparecida de Goiânia mostrou aos visitantes a importância de investir em tecnologia e gestão eficiente para o desenvolvimento das cidades e para a melhoria da qualidade de vida da população. As lições aprendidas em Aparecida podem ser adequadas à realidade de outros municípios, contribuindo para a modernização e o crescimento de outras cidades do Brasil.