O aparecimento das cobras está inteiramente ligado à fisiologia e ao comportamento do animal
José Ulisses Araújo de Souza Biólogo, Herpetólogo
O aparecimento de cobras fora do ambiente natural e em locais considerados fora do comum, como motores de carros, tanque de motocicletas e, a mais recente, dentro de uma máquina de lavar, pode parecer bem estranho, mas está ligado diretamente à fisiologia e ao comportamento do animal.
As serpentes são animais de sangue frio e necessitam diretamente de um fator externo para a para a regulação térmica, tanto para o aumento quanto para a diminuição da temperatura corporal. Em períodos de seca e calor, o aparecimento desses animais em ambientes urbanos deve-se à necessidade de diminuir a temperatura corporal. A presença de pisos de cerâmicas nas casas é um fator que contribui para isso. Já no período chuvoso, é comum que os ambientes onde as cobras vivem se encharquem pelo excesso de água, fazendo com que elas procurem abrigos secos e que não ofereçam ameaça, locais em que elas possam se entocar, como eletrodomésticos e automóveis.
Em relação ao comportamento, o aparecimento das cobras nas casas está diretamente ligado à busca por alimento, uma vez que o habitat delas está cada vez mais degradado devido ao desmatamento e poluição. A maioria das cobras são carnívoras, se alimentam principalmente de pequenos mamíferos, como ratos e gambás, anfíbios (sapos, rãs e pererecas) e pequenos répteis (lagartos e outras cobras). Mas temos algumas exceções, como a Dormideira ou Jararaquinha do Brejo, muitas vezes sendo confundida com jararaca. Entretanto, é uma cobra inofensiva, geralmente encontrada em hortas e no meio de hortaliças por se alimentar exclusivamente de lesmas e caramujos. Portanto, locais pequenos e secos, principalmente com acúmulo de sujeira, entulhos e afins, atraem animais como os ratos e, consequentemente, atraem as serpentes que buscam por alimento.
A partir dessa aproximação das cobras às residências, elas encontram esses locais que são seguros e que, em conjunto com os fatores fisiológicos e comportamentais, acabam se instalando em lugares inusitados, como aconteceu com a jararaca encontrada na máquina de lavar.
Apenas as jararacas, cascavéis, corais-verdadeiras e surucucus são cobras peçonhentas de importância médica e saúde pública, ou seja, os acidentes com esses animais podem acarretar quadros graves ao ser humano. Ao se deparar com esses animais é importante manter a calma, retirar crianças e animais domésticos do local, não se aproximar do animal para evitar estresse e entrar em contato com o corpo de bombeiros através do número 193, solicitando o resgate do animal.