Assembleia realizará cinco sessões solenes extraordinárias neste mês de janeiro que irão encerrar a 19ª Legislatura
As atividades legislativas regulamentares da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) iniciaram-se nesta segunda-feira, 9, após período de recesso. Para o primeiro mês desse ano, a Casa de Leis agendou várias sessões solenes extraordinárias itinerantes, por iniciativa dos deputados.
A primeira será realizada no dia 17 de janeiro, na cidade de Rio Verde, que sediará uma sessão solene itinerante em homenagem aos profissionais da saúde, pelo enfrentamento da pandemia de covid-19. A iniciativa é do deputado Chico KGL (UB) e acontecerá na Câmara de Vereadores às 19 horas.
O deputado Dr Fernando Curado (PRTB) irá presidir também solenidade no dia 19, às 19 horas, na Cidade de Goiás, para a entrega de Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, a mais alta honraria concedida pelo Legislativo goiano, que tem por objetivo condecorar e reconhecer as personalidades que prestam relevantes serviços ao estado de Goiás e ao Poder Legislativo.
Já no dia 23, por iniciativa do deputado Thiago Albernaz (MDB) será realizada às 19 horas, outra sessão solene para homenagens no plenário Iris Rezende da Casa, com a entrega da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira.
No dia 25 de janeiro às 19h30 acontecerá no auditório da Universidade de Rio Verde (Unirv), sessão itinerante de entrega de Título de Cidadania Goiana ao presidente da Alego, deputado Lissauer Vieira (PSD) que receberá a honraria por iniciativa do deputado Dr. Antonio (UB) e o ex-deputado Iso Moreira. Serão homenageados, ainda, o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale (UB) e o reitor da Unirv, Alberto Barella Netto que receberão a homenagem por iniciativa dos deputados Chico KGL (UB) e Karlos Cabral (PSB).
O deputado Gustavo Sebba (PSDB) também comandará sessão solene extraordinária para homenagear com o Título de Cidadania Goiana, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Eduardo Leite começou sua trajetória na administração pública como assessor, chefe de gabinete e secretário interino na prefeitura de sua cidade natal, Pelotas (RS). Em 2008, elegeu-se vereador aos 23 anos, sendo eleito presidente da Câmara Municipal de Pelotas para o biênio 2011-2012. Em 2012, candidata-se ao cargo de prefeito, sendo eleito com 57,15% dos votos aos 27 anos, tornando-se o mais jovem chefe do Executivo da história do município.
Na eleição de 2018, foi eleito pela primeira vez, governador do Rio Grande do Sul ao derrotar, no segundo turno com 53% dos votos válidos, o então governador José Ivo Sartori. Em 2022, Leite foi eleito para o seu segundo mandato, após derrotar o ex-ministro, Onyx Lorenzoni. A propositura que concede o Título de Cidadania Goiana ao governador foi aprovada em definitivo pela Alego no dia 10 de agosto de 2022. A homenagem será realizada no plenário Iris Rezende, às 20 horas, no dia 26 de janeiro.
A última sessão solene da 19ª Legislatura será realizada no dia 27 de janeiro, às 19 horas, no plenário Iris Rezende para entrega de Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira a diversas autoridades, atendendo à proposta do deputado Coronel Adailton (PRTB).
Fonte: Assembleia Legislativa de GO