Escolas de tempo integral ofertam atividades diversificadas para o desenvolvimento da aprendizagem
Um lugar onde o estudante pode planejar seu futuro, aprender de forma diversificada aliando o aprendizado com atividades que englobam artes, cultura e que incentivam ao seu protagonismo. É assim que trabalham as 35 unidades escolares da rede estadual do Tocantins que ofertam o Ensino Médio de Tempo Integral, que atualmente conta com mais de 6,4 mil estudantes matriculados. Essas escolas estão presentes em 25 municípios que fazem parte das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs).
O diferencial dessas escolas é ajudar os estudantes a melhorarem a própria vida e incentivá-los a tomarem decisões, planejarem o futuro e compartilharem as responsabilidades com os outros colegas. Para além das disciplinas da base curricular – como Língua Portuguesa, Matemática e Química – são ofertadas aulas de projeto de vida, eletivas, tutoria, nivelamento de português e matemática, estudo orientado e práticas experimentais.
No site querointegral.org/TO/ você tem acesso às diretrizes, nomes, endereços e contatos das unidades que ofertam essa modalidade, além de depoimentos de estudantes e de professores, histórias de vida e normas que regem o ensino médio de tempo integral.
Matrículas
As matrículas para os interessados em estudar nas unidades escolares que ofertam o Ensino Médio Integral estão disponíveis a partir desta quinta-feira, 5, até domingo, 8. Ao todo, estão sendo ofertadas 4 mil vagas para o ingresso de novos estudantes. O processo de matrículas segue o mesmo modelo das outras modalidades e devem ser realizadas pelo site www.seduc.to.gov.br ou pelo telefone 0800-0635050 (em dias úteis).
Nos dias 12 e 13 de janeiro, o estudante ou seu responsável deverá acessar o sistema de matrículas para saber em qual escola foi alocado e agendar a data da confirmação presencial. A consulta poderá ser feita tanto pelo site da Seduc ou pelo 08000-0635050, informando o número de protocolo recebido na pré-matrícula.
Projeto de vida
Todo o fazer pedagógico das escolas de Ensino Médio Integral está centrado nos estudantes e seus projetos de vida, que são compreendidos enquanto parte da solução de problemas reais e, portanto, corresponsáveis pelo seu processo de aprendizagem.
A gerente de ensino integral da Seduc, Schierley Colino ressalta que o Tocantins se destaca pela oferta de um Ensino Médio Integral de qualidade. “Ainda nos primeiros anos de implantação, observamos um aumento da taxa de aprovação e uma redução da taxa de abandono. Mesmo com a pandemia, nossos resultados de ensino e aprendizagem demonstrados pelo Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] se mantiveram e, frequentemente, recebemos relatos de sucesso de nossos estudantes quanto ao ingresso nas universidades por todo país e na inserção do mercado de trabalho. É comprovado que o Ensino Médio Integral faz a diferença na vida dos jovens tocantinenses, pois gera maior inclusão e melhores resultados”.
A gestora do Centro de Ensino Médio Darcy Marinho, de Tocantinópolis, professora Suelene Gomes, explica que “o diferencial da escola de Ensino Médio Integral é a centralidade do modelo, que é o projeto de vida dos nossos estudantes, e as metodologias de êxito que diferencia o processo de ensino e aprendizagem, como também a parte diversificada do currículo”.
A técnica de Ensino Integral da Diretoria Regional da Educação de Gurupi, Ladjasse Rodrigues ressalta que o principal diferencial “é o apoio da equipe escolar em prol do Projeto de vida do estudante, desencadeando nele o protagonismo juvenil, a busca incessante pelo propósito de vida dele”.
Fonte: Governo TO