Estudantes da rede estadual do Tocantins são premiadas em concurso nacional de redação

Estudantes da rede estadual do Tocantins são premiadas em concurso nacional de redação

As estudantes Laíza Vitória Batista Castanho, da Escola Cívico-Militar Maria dos Reis Alves Barros, de Palmas, e Débora Leticia Silva Campos, da Escola Estadual Raimundo Nonato Leite, de Sítio Novo, foram premiadas em segundo e quarto lugar, respectivamente, no concurso literário “O papel da pessoa idosa no século XXI”. A cerimônia de premiação foi realizada na quinta-feira, 22, em Brasília.

O concurso foi promovido pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, por intermédio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNDPI/MMFDH) em parceria com a Universidade da Maturidade (UMA) da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Os objetivos do concurso foram conhecer como os jovens brasileiros enxergam e interagem com as pessoas idosas e despertar neles a conscientização de que o envelhecimento é um caminho natural para todos. O certame foi direcionado aos estudantes do ensino médio da rede pública e teve 231 inscritos de todo o Brasil. Foram premiadas as cinco melhores redações.

Laíza Vitória ficou em segundo lugar com a redação “A importância da terceira idade na contemporaneidade”. “Foi uma experiência exclusiva e gratificante, pois, além de receber a premiação, também tive a oportunidade de conhecer um Ministério de perto e terei a minha redação publicada no acervo do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Achei a temática do concurso muito importante, uma vez que a população idosa precisa do seu devido reconhecimento”.

Premiada em quarto lugar, com a redação "Justiça e qualidade de vida aos idosos", Débora Letícia Silva Campos também fez sua avaliação da participação na premiação. “Uma grande honra participar do concurso. Estudei, me esforcei e tenho certeza que valeu a pena. O conhecimento e a aprendizagem ficaram em primeiro lugar. Levarei comigo todos os momentos incríveis e emocionantes que passei em Brasília”.

A professora Amanda Cristina da Silva e Sousa, que ministra as disciplinas Língua Portuguesa e Inglês, conta como foi orientar Débora para o concurso. “Já estávamos trabalhando o tema do envelhecimento em Projeto de Vida e o concurso foi uma oportunidade de despertar ainda mais interesse dos nossos alunos pelo estudo. Estamos muito orgulhosos, pois desde o começo a Débora se empenhou bastante em sala de aula e no contraturno. Ela é uma estudante exemplar e o prêmio é o resultado do esforço dela e do nosso incentivo”.
 

Premiada em quarto lugar, a redação de Débora Letícia Silva Campos teve o título Justiça e qualidade de vida aos idosos - Seduc/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO