Rogério Cruz paga três datas-bases aos servidores, em 2022, e reafirma "compromisso para ampliar conquistas"

Rogério Cruz paga três datas-bases aos servidores, em 2022, e reafirma "compromisso para ampliar conquistas"

Ao sancionar a lei que garante o pagamento da data-base 2022, de 12,13%, em parcela única, neste mês de dezembro, o prefeito Rogério Cruz faz história na gestão do município, em política salarial voltada para valorização dos servidores, por conceder três revisões gerais da remuneração, em apenas um ano.

Em maio, o prefeito já havia determinado o pagamento das datas-base, relativas aos anos de 2020 e 2021, com reajuste de 9,32%. Já a revisão salarial deste ano será paga em parcela única, na folha de dezembro. O reajuste de 12,13% corresponde ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do período de maio de 2021 a abril de 2022.

“Já tínhamos feito o pagamento da data-base de 2020 e 2021, e agora vamos pagar 2022 em parcela única. Temos esse compromisso com o servidor público, e o diálogo com o sindicato nos permitiu avançar em relação às propostas apresentadas para o funcionalismo”, afirma Rogério Cruz.

Ainda de acordo com o prefeito, a gestão se empenha, e consegue honrar com todos os compromissos, tais como data-base, progressões e outros benefícios. “Assim, podemos contar com nossos colaboradores motivados e ampliar conquistas”, destaca.

A expectativa é de que, a partir de dezembro, o reajuste traga impacto da ordem de R$ 253 milhões aos cofres do município. Nas últimas datas-base, de 2020 e 2021, quitadas em maio deste ano, retroativas a abril, o impacto foi de R$ 139 milhões, informa o secretário municipal de Finanças (Sefin), Vinícius Henrique.

A política de gestão dos recursos humanos adotada pela prefeitura permitiu, também, o aprimoramento de algumas carreiras, como a dos servidores administrativos, guardas municipais, procuradores e agentes de saúde

O relatório do segundo quadrimestre de 2022, que Rogério Cruz apresentou na Câmara Municipal, dia 12 de dezembro, aponta que os gastos com pessoal foram outro destaque positivo apresentado aos vereadores. O índice da despesa ficou em 43,33%, abaixo do limite prudencial de 51,3% da receita corrente líquida, e apresenta queda em relação ao primeiro quadrimestre de 2022, quando o percentual foi de 44,34%.

Servidores motivados
“Sempre tive consciência de que a máquina pública só funciona bem com a participação efetiva dos nossos servidores, por isso é preciso, sempre, valorizá-los”, afirma o prefeito. “Conseguimos honrar com todos os compromissos, datas-base, progressões e tudo que eles têm de direito. Assim, podemos contar com nossos colaboradores motivados”, destaca.

O secretário municipal de Administração, Denes Pereira, ressalta que o compromisso de Rogério Cruz com o servidor do município vem desde quando comandou a Secretaria de Gestão de Pessoas na prefeitura, e sabe o quanto é importante valorizá-lo.

“Eu conheço a Prefeitura de Goiânia há mais de 20 anos, e posso afirmar, sem sombra de dúvidas, que nenhum outro prefeito fez tanto pelo servidor como Rogério Cruz. O Prêmio Funcionário Padrão 2022 vem para coroar esses últimos dois anos de valorização da categoria. São progressões, gratificações, data-base, plano de cargos e salários e vários outros benefícios”, pontua Denes Pereira.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Município de Goiânia (SindiGoiânia), Ronaldo Gonzaga, “a reposição salarial (data-base) não foi paga de maneira integral por vários anos, e o prefeito Rogério Cruz traz não apenas isso, mas inúmeros benefícios que eram aguardados há muito tempo, inclusive em outras gestões”.

Reconhecimento
A servidora Isabel Machado afirma que não consegue expressar a felicidade ao ter esse reconhecimento por parte da gestão municipal. “Desenvolvemos nossas atividades com muito afinco, e estamos sempre à disposição para a realização do trabalho”, pontua Isabel, ao acrescentar que essa é uma conquista de muita luta.

“Agradeço a todos envolvidos por esse merecido reconhecimento conferido a mim e a todos meus colegas servidores administrativos”, conclui a servidora.

Foto: Secom

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Fonte: Prefeitura de Goiânia – GO