Agência Tocantinense de Saneamento passa a ser responsável pelo abastecimento de água no Assentamento Primogênito
A partir de janeiro de 2023, a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), será a nova responsável pelo Sistema de Abastecimento e Distribuição de Água no Assentamento Primogênito, localizado em Novo Acordo, região sudeste do Estado. A ATS é atualmente a concessionária responsável pelo Sistema de Abastecimento e Distribuição de Água e esgotamento sanitário na zona urbana do município.
A operacionalização do sistema e da rede de abastecimento foram repassadas à ATS pela gestão municipal, antiga responsável pelos serviços ofertados no assentamento, após a realização de uma Audiência Pública realizada nessa quinta-feira, 15. Participaram da audiência para a tomada da decisão a prefeita do município, Deusany Batista, representantes da ATS, secretários municipais, vereadores e moradores do assentamento e regiões circunvizinhas.
Demanda
A prefeita enfatizou que a concessão resolverá uma série de dificuldades. “Antes tínhamos muitos problemas em relação ao abastecimento de água, com a direção da ATS acreditamos que o sistema terá maior qualidade e atenderá melhor a população. Parabenizo a comunidade pela aceitação e fazemos o compromisso com os moradores em buscar as melhorias”, comentou a gestora.
Concessão
O diretor de produção da ATS, Marcos Antônio da Silva Júnior, afirmou que a Audiência Pública serviu principalmente para que os representantes da Agência pudessem explicar os benefícios do novo modelo de operacionalização.
“Através dessa concessão o Governo do Tocantins, por meio da ATS, poderá realizar os investimentos em obras, infraestrutura e pessoal para atender a demanda da população do Assentamento Primogênito e assim melhorar a oferta dos serviços de abastecimento. Essa é uma das missões da Agência, e uma determinação do governador Wanderlei Barbosa que é melhorar a qualidade de vida da população tocantinense”, explicou o diretor.
O vereador Domingos Andrade parabenizou a gestão pela iniciativa. “Estou de acordo com o projeto de concessão, assim como a escavação do poço que sabemos que levará um tempo, mas nos alegramos saber que os benefícios chegarão com a equipe especializada que vai atuar aqui”, destacou.
O morador da comunidade José Lopes falou durante a audiência e defendeu a nova gestão do abastecimento. “Tenho certeza que será o melhor para a comunidade, quero parabenizar o município por conceder essa responsabilidade à ATS e dizer que estou de acordo, assim como todos os moradores”, comentou.
Operacionalização
Logo após a Audiência Pública, as equipes da ATS iniciaram o processo de transição com a execução do levantamento das demandas locais para a adequação dos serviços de limpeza, reforma, tratamento e distribuição, bem como a perfuração de novos poços e a contratação e treinamento de pessoal para atuar na operacionalização do sistema em loco.
Fonte: Governo TO