Governo do Tocantins promove capacitação em Sistemas Agroflorestais e Meliponicultura a acolhidos da Fazenda da Esperança
O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), realizou nesta quarta e quinta-feira, 14 e 15, o curso sobre Sistemas Agroflorestais (SAFs) e Meliponicultura aos acolhidos da Fazenda da Esperança, em Lajeado.
O curso teve como proposta capacitar os participantes na implantação de sistemas Agroflorestais e na atividade de Meliponicultura tanto na unidade como também levar esses conhecimentos para fora após concluído o processo de reabilitação.
Segundo o voluntário responsável, Gabriel Almeida Mendes, esse curso é um ganho importante para a fazenda. “Vai nos ajudar bastante porque aqui a gente sempre está plantando, e agora [será] com conhecimento e técnica. No caso da apicultura, a gente pode inserir também como forma de laborterapia para o jovem que está em recuperação, e como a gente é uma comunidade que vive do sistema de produção, acredito também que esse conhecimento vai ser útil na produção e comercialização do que será produzido”, disse.
O curso contou com a participação de 30 acolhidos que mostraram interesse e muita satisfação em fazer parte desse plantio. O jovem Jeferson Souza dos Santos foi um dos que participou de todo o curso, colocando a mão na terra para realizar o plantio, e disse ter gostado muito do que aprendeu.
Para o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Kin Gomides, esse trabalho foi uma experiência única em poder promover a construção e conhecimentos ao público da Fazenda da Esperança. “Alguns trabalhos que realizamos são diferenciados e poder vir aqui na Fazenda da Esperança, propor alternativas para trazer conhecimento, levantar a autoestima e investir na qualidade de vida dos cidadãos dessa unidade foi uma experiência marcante para nós enquanto profissional”, disse.
A parceria com o Naturatins é por se tratar de uma propriedade inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Lajeado. “Há um Plano de Manejo e entendemos a necessidade de criar alternativas que atendam tanto os princípios ambientais como os sociais, especialmente considerando que na APA as propriedades são pequenas e de pessoas com poder aquisitivo baixo, que não tem a força da tecnologia, como máquinas e insumos, e essa parceria com Ruraltins vem para atender essa demanda, trazendo mais uma alternativa de geração de renda”, explicou.
A ação conta também com o apoio da Prefeitura Municipal de Lajeado e o Ceulp/Ulbra Palmas.
Fonte: Governo TO