Governo do Tocantins auxilia 918 famílias de agricultores tocantinenses para serem beneficiadas no Programa Nacional de Crédito Fundiário em 2022

Governo do Tocantins auxilia 918 famílias de agricultores tocantinenses para serem beneficiadas no Programa Nacional de Crédito Fundiário em 2022

O ano de 2022 ficou marcado para milhares de pessoas tocantinenses, sendo beneficiados 918 agricultores familiares no Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Ao longo do ano, a equipe de Unidade Técnica Estadual (UTE), ligada a Diretoria de Desenvolvimento Agrário e Crédito Fundiário (DDACF) da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) visitou 19 municípios tocantinenses.

Durante as visitas de campo, a equipe esteve em 33 associações/unidades produtivas onde realizaram as atividades de regularização/individualização; supervisão; acompanhamento e monitoramento dos projetos do PNCF.

Selo

A agricultura familiar deu saldo positivo na comercialização de seus produtos, ampliando a visibilidade da comercialização, adquirindo o Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf), beneficiando 37 produtos, oriundos de 11 famílias de agricultores.

De acordo com a diretora de Crédito Fundiário, Maria Tereza, além das ações do ano, “o departamento atende beneficiários do PNCF interessados em adequar sua produção para ingresso na Vitrine da Agricultura Familiar que é um projeto da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo, ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que tem como objetivo promover os produtos da agricultura familiar”, explicou a diretora.

No segundo semestre as atividades foram voltadas principalmente para retomada das contratações de terras do Programa de Crédito Fundiário – Terra Brasil, realizando divulgação do novo modelo de contratos no Estado do Tocantins.

Fonte: Governo TO