Perspectivas do turismo goiano pautaram a 4ª edição do Fórum Legislativo de Turismo, na manhã desta 5ª-feira, 8

Perspectivas do turismo goiano pautaram a 4ª edição do Fórum Legislativo de Turismo, na manhã desta 5ª-feira, 8

Para debater o desenvolvimento regional do turismo em Goiás, a Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa promoveu a quarta edição do Fórum de Debates Legislativo do Turismo Goiano na manhã desta quinta-feira, 8, no plenário Iris Rezende. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente do colegiado, deputado Coronel Adailton (PRTB).

Além de Adailton na presidência da mesa, fizeram parte dela: os deputados Álvaro Guimarães (UB) e Fernando Curado (PRTB); o presidente da Agência Estadual de Turismo (Agetur), Fabrício Borges Amaral; a coordenadora-geral de Áreas Estratégicas para Desenvolvimento Turístico do Ministério do Turismo, Ana Carla Fernandes Moura; o presidente do Conselho Empresarial de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás, Ricardo Rodrigues; a coordenadora de Turismo do Sebrae Goiás, Priscila Vilarinho; e Tatiana Fernandez, palestrante do Sebrae Goiás.

Estiveram presentes na reunião representantes de diversas regiões turísticas de Goiás: Niquelândia, Águas Quentes, Chapada dos Veadeiros, região de Estrada de Ferro, Lagos do Paranaíba, região do Ouro e Cristais, Serra da Mesa, Vale do Araguaia, etc.

Na abertura, Coronel Adailton destacou o papel e a importância de cada um dos componentes da mesa e ressaltou que, ao final do evento, será elaborada uma carta pública a ser encaminhada ao governador Ronaldo Caiado (UB). “Estamos tentando reunir todos em torno do turismo para que a gente possa avançar, potencializar e fazer prosperar o turismo em Goiás, pois sabemos que ainda temos espaço para melhorar através da participação de todos.”

Após a exibição de vídeo institucional da Comissão de Turismo da Alego, o deputado Fernando Curado (PRTB) disse que Goiás é um estado cheio de maravilhas. “Isso nos estimula e nos honra. Ver que nosso estado é tão bonito. Sou de uma cidade histórica do Vale do Araguaia. Temos diversas belezas naturais aqui, então, idealizamos esse projeto da Comissão de Turismo. Deixo nosso gabinete à disposição de todos vocês. O turismo gera conhecimento, alegria e qualidade de vida. Não existem só praias no Brasil; existem, também, nossas belezas de Goiás, que ficam à frente de vários litorais brasileiros.”

O deputado Álvaro Guimarães (UB) também discursou. Ele disse, em referência ao colega, Coronel Adailton, que durante seus sete mandatos nunca tinha visto alguém tão capacitado para alavancar o turismo no estado de Goiás. E afirmou que, hoje, vê muitos representantes de Goiás tentando desenvolver o turismo em seus municípios. "Com as visitas que o Coronel Adailton fez em várias cidades, as coisas nesse setor estão mudando.”

Álvaro acrescentou, ainda, que é preciso lembrar que o turismo é um dos setores que mais geram empregos e fomentam a economia.   

Centro Cultural Oscar Niemeyer

O presidente da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), Fabrício Borges Amaral, discorreu sobre a gestão do Centro Cultural Oscar Niemeyer, que, segundo ele, tornou-se o principal espaço turístico de Goiás. "Temos 100% de aproveitamento do local, vamos abrir um cinema agora em janeiro. Já temos uma excelente biblioteca funcionando. Em relação à nossa gestão, fizemos tudo durante um ano e meio, praticamente. Em 2019, pagamos uma dívida de R$ 30 milhões e vamos entregar com tudo quitado e vários feitos, conforme citei. Durante esse período vários empregos também foram gerados. Vamos entregar uma gestão profissional e de resultados.”

Coordenadora de Áreas Estratégicas do Desenvolvimento Turístico do Ministério do Turismo, Ana Carla Fernandes Moura destacou que o estado de Goiás foi o lugar onde cresceu e direcionou seu trabalho. “Quero quebrar o protocolo e pedir uma salva de palmas para todos que estão à frente do setor do turismo, buscando desenvolver ações para fazer a coisa acontecer, pois o turismo sem pessoas não existe", disse. 

A gestora disse que há tantas cidades para trabalhar, por isso chegou a hora de puxar para o desenvolvimento regional e avaliar o turismo em todos os municípios goianos. "É preciso que a gente saiba avaliar onde estamos e o que fazer para chegar aonde queremos. Os conselhos e as secretarias precisam ser olhados e incentivados, o setor precisa ser qualificado e trabalhar de forma integrada. Precisamos, também, desenvolver marcos regulatórios, por meio de eixos e metas que precisam ser seguidos, para que a gente possa realmente alcançar a nossa meta”, ponderou.

O presidente do Conselho Empresarial de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio), Ricardo Rodrigues, entregou documento com propostas e recomendações de políticas públicas para o turismo de Goiás. “Foi um trabalho feito a várias mãos, sindicatos, associações, estudiosos, empresários, pessoas ligadas efetivamente ao turismo. Esse documento será o norte para a nossa Capital, nosso estado e também a nível nacional. Nesse documento está a voz de todos esses atores que atuam no turismo. Deixo aqui, também, o apelo para saber de como faremos para motivar as pessoas e termos boa mão de obra para que o turismo cresça.”

No fechamento do encontro, a consultora estratégica de Desenvolvimento de Destinos, Tatiana Fernandez, palestrou sobre “Desenvolvimento Regional com Contribuições para Novos Cenários ao Turismo Goiano”.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO