Jucetins debate alinhamento e padronização de ações entre Juntas Comerciais em Encontro Nacional
A Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins) participou do 41º Encontro das Juntas Comerciais (Enaj), que ocorreu em Curitiba (PR). O evento recebeu presidentes, secretários-gerais, procuradores e servidores das Juntas Comerciais de todo o País.
O encontro foi realizado entre os dias 30 de novembro até esta sexta-feira, 2 de dezembro, no prédio da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), com organização da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju) e da Junta Comercial do Paraná (Jucepar).
O objetivo do Enaj foi a troca de experiências, com ênfase no registro mercantil e na melhoria do ambiente de negócios nos estados e municípios, permitindo que os empreendedores tenham um ambiente digital simplificado, com facilidade de acesso à informação, agilidade, transparência e redução da burocracia.
O evento
A abertura ocorreu na quarta-feira, 30. Entre quinta e sexta-feira ocorreu a parte prática do evento, que é voltada à avaliação do registro mercantil no Brasil, discussão de avanços e boas práticas, padronização de atos e unificação de procedimentos entre todos os estados.
Os participantes são divididos em três salas: a sala dos presidentes, a sala dos procuradores e secretários-gerais e a sala dos responsáveis pelas áreas de Tecnologia da Informação (TI) e Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), que neste caso no Tocantins é representada pelo Simplifica Tocantins.
Equipe da Jucetins
A Jucetins levou para Curitiba o presidente, José Aníbal; o secretário-geral, Erlan Milhomem; a procuradora jurídica, Mariana Sampaio; a gerente de registro mercantil, Cleci Cassol; o gerente de planejamento, Helivan Lopes; a gerente de atendimento, Hilda Cristina; e o coordenador do Simplifica Tocantins, Rubens Santos.
“Levamos os profissionais que são os responsáveis pelas áreas de registro mercantil a fim de buscar conhecimento e trocar experiências, haja vista que neste ano a Jucetins esteve entre as Juntas mais rápidas do Brasil para registrar empresas. Neste evento participamos ativamente das discussões para que possamos unificar entendimentos, alinhar ações e padronizar procedimentos com todos as juntas comerciais do Brasil”, destacou o presidente da Jucetins, José Aníbal.
De acordo com a procuradora jurídica da Jucetins, Mariana Sampaio, os procuradores e secretários gerais vêm se reunindo periodicamente, de forma on-line, para alinhamento de entendimentos jurídicos e aplicabilidade legal de diversas matérias do registro mercantil. “No Enaj houve a consolidação desse trabalho, com novos assuntos em pauta, sendo relevante a proposição de novas redações para as Instruções Normativas do DREI para uma análise ainda mais efetiva dos atos levados à registro”.
O gerente de planejamento, Helivan Lopes, informou que durante os debates da sala dos técnicos de TI e Redesim foi discutida a integração de dados do Inova Simples e atos de transferências de empresas entre estados. “Debatemos e propomos encaminhamentos para que essas integrações aconteçam de forma mais prática. Foram compartilhadas informações sobre a Redesim em cada Estado e os cases de sucesso de cada um”, afirmou Helivan.
DREI
Durante o encontro o novo diretor do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI), Alan Nascimento Turano, foi apresentado aos presidentes das Juntas. O presidente da Jucetins aproveitou a oportunidade para se reunir com Alan no intuito de estreitar laços.
“A gente teve uma grande interação e já teve um movimento de aproximação pensando no trabalho do DREI das suas visitas técnicas. É fundamental que a União Federal esteja próxima dos estados e das juntas comerciais. Vamos compatibilizar a nossa agenda para ter uma visita ao estado. Estar perto é fundamental para ter a garantia dos melhores serviços aos usuários”, frisou o diretor Alan Turano.
Palestra
O Enaj contou com a palestra “As Juntas Comerciais e a Secretaria Executiva do Conselho de Defesa Nacional (GSI/PR): discutindo medidas para compartilhamento de dados”, que foi ministrada pela Procuradora da Advocacia-Geral da União (AGU) e coordenadora geral de Assuntos de Defesa Nacional da Secretaria Executiva do Conselho de Defesa Nacional do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Renata Furtado.
O intuito é fortalecer as medidas e simplificar os procedimentos de compartilhamento de dados entre as Juntas Comerciais e a Defesa Nacional.
Avaliação da Fenaju
De acordo com a presidente da Fenaju, Alzenir Porto, o objetivo desses encontros é buscar um ambiente sem burocracia e sem amarras para o empresário. “Ajudando o empresário, estaremos trazendo para o país uma economia forte, com muitos empregos e oportunidades. Nada está tão bom que não possa melhorar”, afirmou.
Ao final do encontro foi elaborada a Carta Curitiba com uma série de entendimentos e proposições para desburocratizar o ambiente de negócios do Brasil.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias do Paraná)
Fonte: Governo TO