Alego inicia análise de veto a projeto que altera nome de escola em Cidade Ocidental

Alego inicia análise de veto a projeto que altera nome de escola em Cidade Ocidental

O Governo decidiu vetar integralmente projeto de lei aprovado na Alego que altera o nome do Colégio Estadual Ocidental, situado no município de Cidade Ocidental, para Colégio Estadual Ocidental Luiz Gonzaga. A mudança foi proposta pelo ex-deputado e atual prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto (UB), por meio da proposição nº 1640/19. O veto enviado pelo Executivo estadual foi protocolado na Casa como processo nº 10835/22 

O governador tomou a decisão após consultar a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A principal razão apresentada para o veto foi a recusa do nome proposto pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás por parte da comunidade atendida pela unidade escolar.

“Realizou-se uma consulta aos alunos, aos servidores e a outros membros da referida comunidade sobre a viabilidade da alteração da denominação. Manifestaram-se 696 pessoas, das quais 92% optaram pela manutenção do nome atual da escola. Assim, apenas 8% foram favoráveis à mudança proposta”, informa o governador em ofício enviado ao presidente do Parlamento goiano.

Como argumento adicional, a Governadoria ressalta que o nome de um estabelecimento de ensino é integrante do projeto educacional ali aplicado, onde os valores associados à denominação são transpostos para as atividades da escola, por meio do estudo da biografia e da importância da figura homenageada. “Esse processo singulariza cada unidade escolar, facilita a identificação da comunidade atendida por ela e cria um ambiente reforçador do ensino e da aprendizagem. Portanto, a alteração de designação sem o consentimento dos principais interessados pode fragilizar o elo entre a comunidade e a escola.”

Fonte: Assembleia Legislativa de GO