Talles Barreto foi o 14º parlamentar mais votado e continua na base aliada do Governo na 20ª Legislatura da Alego
Reeleito para o terceiro mandato, o deputado estadual Talles Barreto (UB) foi o 14º parlamentar mais votado nas eleições de outubro, com 31.961 mil votos (0,93%). Casado e pai de três filhos, Talles é formado em direito e funcionário público. O legislador é natural de Itapuranga, principal cidade de sua atuação parlamentar. Como representante da região do Vale do São Patrício e Vale do Araguaia, Talles é atuante nos municípios de Mara Rosa, Rianápolis, Rialma, Ceres e Uruana, onde defende ações municipalistas nas áreas de saúde e educação.
Em entrevista à Agência de Notícias da Alego, Talles Barreto avalia sua atuação no Parlamento goiano, discorre sobre seu desempenho nas urnas e destaca a importância de um bom relacionamento com o Poder Executivo para desenvolver ações durante o terceiro mandato, já que fará parte da bancada governista pelos próximos quatro anos.
Qual sua avaliação dessa eleição? O sr. disputou a sexta vaga com Rubens Marques e Álvaro Guimarães. Como avalia a demanda da legenda?
Tivemos 32 mil votos nessa eleição e agradeço a cada um deles, por que sei que são pessoas que gostam e acompanham meu trabalho. O meu primeiro suplente teve 59 votos a menos do que nós tivemos, é muito próximo, então o processo eleitoral é feito de detalhes e isso faz parte da democracia.
Qual foi o diferencial da sua campanha que garantiu a reeleição?
Trabalhamos muito durante os últimos quatro anos, fizemos um trabalho municipalista, de ouvir nossos representantes e destinar as emendas da melhor forma para atender os cidadãos. Quando um prefeito pede uma van para atender os pacientes de hemodiálise, uma reforma de uma escola ou uma ambulância, é por que precisa. São demandas que, muitas vezes, não são vistas pelo governo estadual ou federal, e por isso destinamos recursos para atender essa comunidade. Os votos que tivemos, sem dúvida, são reflexo de todo esse esforço e dedicação.
Quais os partidos que saíram fortalecidos nesse pleito eleitoral?
Por acompanhar mais de perto o meu partido, acredito que o União Brasil foi um dos que mais se fortaleceram. Tivemos grandes nomes no grupo, políticos experientes, e vemos isso no resultado dos votos da legenda.
Como o sr. pretende manter o relacionamento com o governo de Ronaldo Caiado nos próximos quatro anos?
Da melhor forma possível, eu prezo pela coerência, a nossa função como parlamentar é cuidar do povo e enquanto o Governo estiver seguindo com um trabalho correto, trazendo desenvolvimento para Goiás, vamos dar apoio no que for preciso. Eu vi um governo sério, cumprindo com as suas funções com a educação, com a descentralização da saúde após a covid-19, a segurança pública, e que tem atuado de forma excepcional, além de ser um governo extremante correto. Então, decidi que deveria nortear as minhas ações para contribuir com esse desenvolvimento. Precisamos dar continuidade ao grande trabalho do governador Ronaldo Caiado, esse foi uns dos motivos pelos quais eu fui para a base, por que eu vi o trabalho forte, sério e extremamente honesto.
Qual sua avaliação sobre a polarização do segundo turno presidenciável e como a vitória de Lula afetará o parlamento goiano?
Vejo que o País está indo no caminho certo, e todos nós temos que respeitar a decisão das urnas. Acredito que o Governo não pode fazer oposição ao próprio governo, você não atua somente para as pessoas que te elegeram. Temos que buscar, através do governo estadual, fechar parcerias importantes, pois tanto o Estado quanto os municípios precisam do governo federal. O presidente eleito Lula vai ter que trabalhar muito, pois o País está dividido, Se ele mantiver as práticas que teve anteriormente, dificilmente ele vai conseguir governar o País. É preciso renovar, buscar mais transparência dos seus atos e criar um ministério em que as pessoas tenham mais empatia. Não podemos torcer para quanto pior melhor, o País tem mais a ganhar dentro do regime democrático.
Qual a expectativa para a 20ª legislatura?
O primeiro ano da 20ª legislatura será um termômetro importante para os próximos, até mesmo por conta da eleição presidencial. Temos grandes nomes entrando agora para a Assembleia, uns com mais experiência política outros com menos, mas são homens e mulheres que fizeram por merecer os votos que receberam. Pretendo continuar, junto ao governador Ronaldo, trabalhando pelo crescimento de Goiás. A reeleição dele foi muito importante para manter o que já vem sendo feito.
Pretende disputar vaga na mesa diretora?
Ainda estamos dialogando, atualmente ocupo a presidência da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, uma função importante dentro da casa. Vamos buscar e o que for melhor para atender as nossas bases e ser o mais produtivo possível.
Na sua opinião, quem tem mais potencial para assumir a presidência da Casa?
Não vejo um nome definido, temos fortes candidatos, deputados experientes e que já se mostraram capacitados para assumir a presidência.
Fonte: Assembleia Legislativa de GO