Prefeitura de Goiânia dá início a Seminário de Capacitação de Combate ao Racismo, nesta quinta-feira (17/11)
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA), iniciou, nesta quinta-feira (17/11), o Seminário de Capacitação de Combate ao Racismo, com debates sobre a implementação de políticas públicas de inclusão econômica e social. A atividade celebra o Dia da Consciência Negra, comemorada neste domingo (20/11).
O evento conta com parceria da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR), do Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial da capital e Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir).
A programação contempla quatro módulos, que buscam discutir a contextualização e apresentação do projeto de capacitação PNUD/BRA/15/010; abordagem temática relacionada às Políticas Afirmativas; abordagem temática relacionada aos Povos e Comunidades Tradicionais (PCTS); e análise de dados e informações locais, monitoramento de PIR e planos transversais de governança.
“Conhecer e se comprometer com o Sinapir é fundamental, inclusive para trazer benefícios práticos para a população”, afirmou a secretária de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas de Goiânia, Cida Garcêz, ao presidir a abertura do evento no auditório da SMDHPA.
O encontro reúne lideranças de movimentos afros, conselhos municipais, representantes de instituições da comunidade goianiense, além dos servidores da administração municipal, que levantam temas relevantes para o município. As atividades de capacitação são coordenadas e orientadas pelo professor e consultor, especialista na área, Helder Bomfim.
Goiânia está entre os 72 municípios brasileiros que integraram o Sinapir, que visa estruturar e melhorar as políticas de igualdade racial. Na adesão, que ocorreu em 2021, o prefeito Rogério Cruz demonstrou se orgulhar da participação da capital no sistema. Na oportunidade, acrescentou que o município passaria a ser ponto de apoio e incentivo para que os demais municípios possam percorrer o mesmo caminho.
Após a capacitação, os consultores vão elaborar um diagnóstico que vai ficar à disposição de Goiânia para, a partir dele, embasar um plano para construção de uma política de igualdade racial.
Cronograma
Seguindo com as atividades em alusão ao Dia da Consciência Negra, no sábado (19/11), a prefeitura celebra a data na região Noroeste da capital, com palestras e entrega de benefícios para a população.
O evento acontece na Escola Municipal Maria da Terra, no Bairro Floresta, das 08h às 14h, e conta com apoio de várias pastas da prefeitura, como Saúde, Educação, Guarda Municipal e Mobilidade. Entidades sociais e universidades estarão presentes, também, durante a programação.
Serão ofertados serviços gratuitos à população, como cortes de cabelo, vacinação, artes e inscrições em cursos de formação profissional. Será realizado, ainda, a entrega de cartões de benefícios sociais, como o Renda Família + Mulher.
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA) – Prefeitura de Goiânia
Fonte: Prefeitura de Goiânia – GO