Indústria e Comércio debate microcrédito para pequenos negócios e educação financeira

Indústria e Comércio debate microcrédito para pequenos negócios e educação financeira

O microcrédito para os pequenos negócios e educação financeira, projeto ligado ao pilar de Oferta de Crédito, contido no Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins (Pics) foram temas debatidos durante uma reunião realizada na quinta-feira, 10, na Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics). 

Participaram da reunião a secretária Executiva de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Geanny Pinheiro;  a presidente da Agência de Fomento do Estado do Tocantins, Denise Rocha; o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Kim Gomides; e o diretor de Operações da Agência de Fomento, Jorge Luis Matheus.

Durante o encontro a secretária executiva da Sics, Geanny Pinheiro falou sobre a oferta e a distribuição de crédito para os setores produtivos e também contextualizou os objetivos do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics).   

A presidente da Fomento, Denise Rocha, abordou sobre o objetivo da linha de crédito especial e explicou que o Governo do Tocantins pretende fazer da Agência de Fomento, referência no microcrédito, para todos os tocantinenses que queiram se formalizar, ou que já são formalizados e necessitam buscar recursos financeiros. A Agência de Fomento, atua em parceria com a Sics, na oferta de crédito para a expansão dos negócios dentro do Estado.  

“O foco no microcrédito também vai ser um incentivo para negócios dos setores da indústria, comércio, serviços e para a agricultura familiar, com o objetivo de fortalecer esses negócios. Nós vamos trabalhar fortemente especializando essas pessoas para que esse recurso seja bem implementado, para que dê retorno para eles, então é um valor que vamos emprestar  que vai ser direcionado para eles formalizarem os seus empreendimentos e terem um retorno disso, melhorando a saúde financeira dos empreendimentos e consequentemente, a qualidade de vida das pessoas”, completou a presidente.  

A secretária executiva, Geanny Pinheiro, enfatizou a importância desse pilar dentro do Pics e conduziu a reunião onde  foram definidos os critérios do projeto de linha de crédito que visa ofertar investimentos para os pequenos negócios e educação financeira para os empresários. 

"A oferta de crédito é um pilar importantíssimo para a expansão dos negócios tocantinenses e a educação financeira contribui para uma aplicação eficiente desse recurso acessado. Os investimentos e a geração de mais vagas de emprego só surgem quando a empresa está madura e confiante para crescer no seu negócio. O Pics comporta os projetos e as parcerias que favorecem o desenvolvimento empresarial".

Fonte: Governo TO