Talles Barreto quer incluir ensino de libras no currículo escolar
Tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o projeto de lei n° 10732/22. A matéria assinada pelo deputado Talles Barreto (UB) torna obrigatória o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas escolas de nível fundamental e médio. Caso aprovado, a propositura promoverá uma alteração na Lei Complementar n° 26, de 28 de dezembro de 1998, que estabelece as diretrizes e bases do Sistema Educativo do Estado de Goiás.
Ao justificar a propositura, o autor da matéria argumentou que a Língua Brasileira de Sinais, popularmente conhecida por “libras”, é usada por milhões de brasileiros com deficiência auditiva e também ouvintes. “De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há mais de dez milhões de pessoas com alguma deficiência auditiva no Brasil”, afirmou Talles.
Em outro trecho, o parlamentar destacou que a inclusão do conteúdo no currículo de forma obrigatória tende a auxiliar o desenvolvimento de crianças e jovens, além de garantir uma importante medida de política pública. “O projeto visa também a inclusão dessas pessoas na sociedade, podendo despertar maiores interesses na área por parte destes e consequentemente incluindo-se no mercado de trabalho”, arrematou o deputado.
Fonte: Assembleia Legislativa de GO