Futebol Society abre competições da etapa estadual dos Jogos Escolares Indígenas do Tocantins

Futebol Society abre competições da etapa estadual dos Jogos Escolares Indígenas do Tocantins

O primeiro dia de competições da etapa estadual dos Jogos Escolares Indígenas do Tocantins (JEITs) ocorreu na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas. Na manhã desta sexta-feira, 21, competiram na modalidade Futebol Society, masculino e feminino, 110 estudantes de 12 a 14 anos, de diferentes etnias.

A competição promovida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), busca valorizar as manifestações esportivas e culturais dos povos indígenas do Estado.

A disputa masculina foi realizada em chave única entre os atletas das etnias Xerente, Karajá, Apinajé, Krahô e Javaé. Para o estudante Kuriwaku Weria Karajá, de 14 anos, da Escola Kumanã, em Lagoa da Confusão, participar da etapa estadual dos jogos é uma conquista. “Se eu não tivesse treinado bastante, não teria chegado até aqui. Estou gostando demais, pois é a minha primeira vez em Palmas. Fiquei muito alegre, pois ganhamos na primeira partida”, expressou.

O técnico de Kuriwaku, professor José Hani Karajá, acredita que os Jeits são uma oportunidade de revelar talentos escondidos. “Esse projeto deu certo e acreditamos que já faz parte da nossa cultura. Podemos incentivar nossos alunos a participarem dos jogos em competições saudáveis. Só de estarmos aqui já somos vencedores, mas o objetivo dos meninos é levar o título”, enfatizou.

A competição feminina ocorreu em duas chaves entre as etnias Karajá Xambioá, Karajá, Apinajé, Krahô, Javaé e Xerente. Pricila Terehkwyj Krikati Apinajé, de 13 anos, estudante da Escola Estadual Indígena Tekator, em Tocantinópolis, foi uma das competidoras. “Tem sido uma experiência muito boa. Nós treinamos muito e, com fé em Deus, a gente consegue chegar à final. Isso aqui faz parte do meu sonho de me tornar uma jogadora profissional”.

O técnico da equipe Apinajé, professor Geovane Alves de Almeida, explicou o trabalho árduo que vem sendo feito com as atletas desde o início do ano. “Nós treinamos de duas a três vezes durante a semana. As meninas são muito boas no que fazem e têm respondido bem aos treinos, por isso estamos confiantes de que vamos chegar à final, mesmo vendo os altos níveis de outros grupos”, afirmou.

A estudante Axixaki Karajá tem 14 anos e veio, com a equipe, representando a Escola Kumanã, em Lagoa da Confusão. Desde criança, a jovem demostra interesse pelo esporte. “Quando têm jogos em outras aldeias, estou sempre animada para participar. Meu sonho é me tornar uma grande profissional naquilo que amo fazer”, relatou.

A final está prevista para ocorrer às 10 horas deste sábado, 22, e deve revelar as equipes ganhadoras do Futebol Society.

Programação de outras competições:

Sexta-feira – 21/10

Corrida 100 metros rasos: 17 horas - Universidade Federal do Tocantins

Corrida de Varinha (revezamento 4x4 – 400 metros): 18 horas - Universidade Federal do Tocantins   

Corrida de Resistência (3.000 metros e 2.000 metros): 16 horas - Praia da Graciosa

Corrida de Tora: 18 horas - Praia da Graciosa

Sábado – 22/10     

Futebol Society (feminino): 8 horas – Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso

Natação: 16 horas – Praia da Graciosa

Arco e Flecha: 17 horas – Praia da Graciosa

Arremesso de Lança: 18 horas – Praia da Graciosa

Cabo de Guerra (masculino e feminino): 19 horas

Luta Corporal: 19 horas – Praia da Graciosa

Premiação: 20 horas – Praia da Graciosa

Para Kuriwaku, participar da etapa estadual dos jogos é uma conquista - Marcio Vieira/Governo do Tocantins
Disputa masculina foi realizada em chave única - Marcio Vieira/Governo do Tocantins
Objetivo é valorizar as manifestações esportivas e culturais dos povos indígenas do Estado - Marcio Vieira/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO