Wagner Neto quer instituir o Dia Estadual da Advocacia Jovem
O deputado Wagner Neto (PRTB) apresentou o projeto de lei nº 10035/22, que institui o Dia Estadual da Advocacia Jovem, a ser comemorado, anualmente, no dia 20 de setembro. A propositura está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa de Goiás.
Em sua justificativa parlamentar, Wagner Neto ressalta que, a advocacia exerce a função primordial de salvaguardar o direito. "Ela protege os interesses sociais e minimiza as injustiças, a fim de garantir o pleno funcionamento do Estado Democrático de Direito, sendo reconhecida pela Constituição Federal como "indispensável à administração da Justiça". Entendemos ser necessário valorizar o início de carreira dos jovens advogados, que ao longo de sua formação enfrentam grandes desafios para alcançar a consolidação e o sucesso profissional”, pontua.
Wagner Neto frisa que criar o Dia Estadual da Advocacia Jovem é reconhecer a importância e prestigiar os jovens advogados e advogadas do estado, sendo um marco desenvolvimentista para Goiás, em prol de uma classe que contribui diretamente para a prestação jurisdicional. O parlamentar conclui sua justificativa, fazendo o seguinte esclarecimento: “Em relação a qualificação do "Advogado Jovem", o provimento n° 162/2015 do Conselho Federal da OAB considera como jovem advogado aquele com até cinco anos de inscrição nos quadros da Ordem”.
Fonte: Assembleia Legislativa de GO