Imas promove debate com o tema: Violência contra a Mulher não pode ficar SEM BO
Instituído pela Resolução 52/134 da ONU, o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, celebrado anualmente em 25 de novembro, tem o propósito de alertar para as questões que atingem as mulheres, tanto em sua casa como no local de trabalho, quer a nível psicológico ou físico.
Em função da data, o Instituto Municipal de Assistência Social de Goiânia – IMAS, promove nesta sexta-feira, palestra com a delegada Josy Alves de Souza Guimarães, titular da Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) e com a psicóloga Viviane Barcelos. O evento se dará na sede do órgão na Av. Paranaíba, 1413, setor Central.
A data de 25 de novembro foi escolhida para homenagear as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), dominicanas que ficaram conhecidas como Las Mariposas e se opuseram à ditadura de Rafael Leónidas Trujillo sendo assassinadas em 25 de novembro de 1960.
Iniciada em 25 de novembro de 1991, sob a coordenação do Centro de Liderança Global da Mulher, a Campanha Mundial pelos Direitos Humanos das Mulheres propôs os 16 Dias de Ativismo contra a Violência contra as Mulheres.
Este período que vai de 25 de novembro até 10 de dezembro, quando se comemora o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, também contempla outras datas significativas como o 1º de dezembro (Dia Mundial de Combate à Aids), 6 de dezembro (Massacre de Mulheres de Montreal) e 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos).
A programação terá início às 9h e término as 12h, e contará com a presença da Sra. Marisa Rodrigues que fará a abertura, seguido da palestra da Dra. Josy Alves, titular da DEAM, em seguida palestra com a psicóloga Viviane Barcelos e encerrando a programação a Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Tatiana Lemos, falará ao público presente.
Além das palestras, o evento contará com apresentação musical do músico J. Freire.
Sirley Camilo, da editoria do IMAS