Saúde do homem é tema de palestra para servidores e usuários do Imas

Saúde do homem é tema de palestra para servidores e usuários do Imas

“Machismo e a falta de informação, quando o assunto é exame de próstata, são as principais barreiras para o paciente buscar um diagnóstico enquanto é tempo”. Com esta fala, o médico pós-graduado em geriatria, Luizmar Tavares de Almeida Júnior, abriu palestra em ação do Novembro Azul, coordenada pelo Instituto Municipal de Assistência Social de Goiânia (Imas), para servidores e usuários.

Uma advertência que considera estatísticas médicas e do IBGE, cujas pesquisas apontam que a proporção de mulheres que consultaram um médico em 2019 foi de 82%, enquanto a dos homens foi de 69%. “Sem essa de ser durão”, alertou o médico, que ressaltou que devido aos cuidados com a saúde as mulheres vivem cerca de sete anos mais que os homens.

Também pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), encomendada pelo instituto Datafolha, apontou que 21% dos homens acreditam que o exame de próstata “não é coisa de homem”. Além disso, aqueles com mais de 60 anos de idade revelaram que não acham o exame relevante.

O médico chama a atenção para que os homens voltem sua atenção para cuidados com a saúde, pois há outras moléstias muito comuns quando o assunto é a próstata, a exemplo da hiperplasia prostática benigna (próstata aumentada). “É necessário parar de achar que o exame de próstata e a ida a médicos podem colocar a masculinidade em xeque”, afirmou o profissional Luizmar, que destacou que embora existam dois exames para detectar o câncer de próstata, o de dosagem de PSA e o de toque retal, apenas o último é capaz de fornecer diagnóstico preciso sobre a doença que tem cura em 90% dos casos quando descoberta precocemente.

“Justamente por isso o Novembro Azul é tão importante, pois possibilita discussões sobre a saúde do homem de forma clara e abrangente”, pontuou o médico.

Palestras, cuidados com a beleza masculina, massagens e exames de HPV, sífilis, diabetes, além de aferição de pressão arterial, movimentaram a quinta-feira dos usuários e servidores do Imas, que dedicou a data ao Novembro Azul como forma de promover informações sobre a prevenção do câncer de próstata.

Sirley Camilo, da editoria do IMAS