Comurg promove curso de capacitação de trabalho em altura

Comurg promove curso de capacitação de trabalho em altura

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) concluiu nesta terça-feira (13/7) o Curso de Capacitação de Trabalho em Altura, que teve duração de duas semanas e contou com a participação de aproximadamente 130 colaboradores.

A ação, direcionada para serviços como podas de árvores, desobstrução em rede elétrica, iluminação, serralheria, marcenaria e obras que exigem trabalhar a mais de 2m de altura, obedece às exigências da Norma Regulamentadora 35 (NR35), do Ministério do Trabalho. Dividido em partes teóricas e práticas, o curso teve como objetivo ensinar o modo seguro da utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).

Para o presidente da Comurg, Alex Gama, ações como essas são imprescindíveis para a prestação de um serviço de qualidade e com total segurança em sua execução. “A companhia vai investir pesado em capacitações, atualizações e cumprimento de normas como esta. A modernização é uma constante em nosso trabalho e não poderia ser diferente com nossa linha de frente”, enfatizou.

O técnico em segurança do trabalho e instrutor do curso, Vinícius Borba, afirmou que durante a aula prática todos os equipamentos foram testados e os participantes puderam ter uma melhor compreensão dos riscos operacionais de quando os EPI’s são manuseados da forma incorreta. “Para realizar qualquer trabalho em altura o servidor deve estar com todos os equipamentos necessários para a função. Os principais são cinto se segurança tipo paraquedista, com talabarte em Y, trava quedas, capacete de segurança com jugular, óculos, botina, protetor auricular, em caso de ruídos, e luva de vaqueta”, concluiu, lembrando que o curso foi ministrado por profissionais da própria companhia.

O servidor João Luiz de Medeiros falou da satisfação de ter participado do curso. “Este curso para nós é muito importante, é o nosso dia e noite de trabalho, lidando com o perigo das podas de árvores e os demais serviços que realizamos nas alturas.

Texto: Ravena Carvalho e Rondinelli Dantas
Foto: João Araújo