Karlos Cabral apresenta projeto em favor de deficientes visuais e auditivos

Karlos Cabral apresenta projeto em favor de deficientes visuais e auditivos

O projeto de lei nº 5771/21, de autoria do deputado Karlos Cabral (PDT), em tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), determina que as concessionárias de serviços públicos, fornecedoras de energia elétrica, água e gás adequem seu atendimento aos deficientes visuais e auditivos, a fim de proporcionar a esse público maior autonomia e inclusão social. 

“Em virtude das diversas barreiras e dificuldades enfrentadas pelos deficientes visuais e auditivos em nosso país, a presente propositura tem como objetivo principal diminuir os constrangimentos sofridos por eles, em suas atividades cotidianas. Atualmente o deficiente visual e auditivo necessita, obrigatoriamente, de um terceiro para fazer a leitura dos extratos e das correspondências enviadas, ou ainda para acessar os portais e sítios eletrônicos das concessionárias, expondo assim suas contas e sua vida”, coloca Cabral em sua justificativa parlamentar.

O deputado lembra que, quanto à acessibilidade em portais e sítios eletrônicos, existe atualmente tecnologia capaz de oferecer acessibilidade às duas deficiências, possibilitando que essas pessoas acessem suas contas, tirem dúvidas e até mesmo resolvam pendências, sem sair de casa, o que contribui para sua inclusão.

A proposição foi publicada e encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), da Alego, para discussão e eventual aprovação.