Medalha Paulo Freire é aprovada em votação definitiva
Na sessão ordinária híbrida desta quinta-feira, 10, foi aprovado, em primeira fase, o projeto 5571/19, que institui a Medalha do Mérito Educacional Paulo Freire. A proposta do deputado Antônio Gomide (PT) obteve 21 votos favoráveis e nenhum voto contrário.
Teor
A medalha é destinada a homenagear, anualmente, três pessoas, físicas ou jurídicas, que se destacarem na realização de ações em favor da educação no estado de Goiás. O projeto especifica que a atuação do profissional da educação a ser contemplado com a referida comenda será aferida pela contribuição do mesmo para o desenvolvimento da política de educação no estado de Goiás, considerando-se os seguintes parâmetros:
I - Inovação do projeto;
II - Contribuição para o desenvolvimento psicossocial dos discentes;
III - Qualificação do profissional da educação, notadamente quanto ao desenvolvimento do projeto em nível de especialização stricto sensu;
IV - Demonstração de melhorias na qualidade de vida dos discentes e do estreitamento das relações entre a escola e a família;
V - Desenvolvimento de habilidades capazes de proporcionar a melhoria dos índices de rendimento dos discentes;
VI - Contribuição para o processo de valorização da pessoa humana dentro do contexto social em que o discente esteja inserido, com práticas voltadas para o exercício da cidadania e do cumprimento dos direitos fundamentais do cidadão.
O deputado autor da proposta explica que o nome do educador brasileiro Paulo Freire é uma homenagem cheia de significado. “Ele é um dos maiores expoentes da educação em nosso país, com destaque internacional, sendo justo que se agregue ao reconhecimento dessas pessoas (físicas e jurídicas) seu nome e trajetória que muito orgulho desperta em todos os que servem a essa destacada função”, destaca Gomide.