Karlos Cabral discute a privatização da Saneago e faz comparativo com Enel
O deputado Karlos Cabral (PDT) pediu a palavra durante a discussão da Ordem do Dia da sessão híbrida dessa terça-feira, 08, para se manifestar contra ao projeto n° 5208/21, proposição da Governadoria, que altera a lei de criação do Saneamento de Goiás S/A (Saneago). Em segunda fase de votação, a matéria tem o objetivo de alterar a Lei Estadual nº 6.680, de 13 de setembro de 1967, e adaptá-la à Lei Federal nº 14.026, de 15 de julho de 2020, que instituiu o novo Marco Legal do Saneamento Básico.
Cabral disse que a matéria não faz justiça social e que, a exemplo da cidade de Rio Verde, será uma proposta muito danosa ao povo goiano. “Quero mais uma vez reforçar isso, todo mundo sabe que empresa privada opera em busca do lucro. Hoje a Saneago é uma estatal que tem a abrogação de levar água e saneamento aos municípios goianos, o lucro é segundo plano, diferente de uma empresa privada” frisou.
O parlamentar lembrou, ainda, o caso da venda da Celg e como, hoje, a Enel é bastante criticada pelo seu fornecimento de energia. “Todo mundo que diz que a privatização é o caminho ideal é que empresa pública não funciona. Tá aqui um exemplo que vivemos em Goiás, onde todos os municípios reclamam 24 horas por dia da Enel. Com a Saneago será a mesma coisa” pontou Cabral.