Durante inauguração do novo Hemocentro de Goiás, Lissauer destaca avanços do Executivo na saúde pública estadual

Durante inauguração do novo Hemocentro de Goiás, Lissauer destaca avanços do Executivo na saúde pública estadual

Representando o Legislativo goiano, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSB), prestigiou na manhã desta terça-feira, 1º, a inauguração do novo Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Professor Nion Albernaz, em Goiânia. Ao lado do governador Ronaldo Caiado, do vice, Lincoln Tejota, do secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino e demais autoridades, o presidente da Casa de Leis conheceu as novas instalações do prédio que, com a ampliação, teve a sua área construída triplicada, aumentando, assim, a capacidade de coletas da unidade que passou de 190 para 360 por dia.

Durante visita à nova estrutura, o chefe do Parlamento goiano destacou a importância do investimento realizado pelo governo de Goiás e ressaltou que a reestruturação do Hemocentro contribuirá significativamente para o aprimoramento dos atendimentos oferecidos pela unidade. “O governo do estado vem atuando com excelência em todas as áreas, especialmente, na saúde pública. Sabemos que há anos o Hemocentro não recebia investimentos e, a partir de agora, com essa ampliação, os doadores de sangue, e também os pacientes e servidores contarão com um espaço confortável, humanizado e com toda a estrutura necessária para oferecer um atendimento de qualidade a nossa população”, afirmou Lissauer. 

Fazendo referência ao ex-prefeito de Goiânia, que dá nome às instalações, o governador Ronaldo Caiado também salientou o alto padrão de qualidade da nova estrutura que, segundo ele, é a melhor do país. “Eu gostaria que todo cidadão goiano pudesse ter a oportunidade de caminhar aqui em todos os andares do Hemocentro de Goiás, que é o melhor do país. Me lembro bem do professor Nion Albernaz, descendo do carro e pegando o papel na rua, num gesto de educar as pessoas. Acredito que é a partir do exemplo do gestor, de quem está no comando de uma cidade, estado, país, que a população começa a entender a necessidade de cuidar das coisas”, salientou Caiado.

Também participaram da solenidade o vice-governador Lincoln Tejota; o senador por Goiás, Vanderlan Cardoso; os deputados estaduais Charles Bento e Rafael Gouveia; o secretário de Saúde, Ismael Alexandrino; a viúva do ex-prefeito Nion Albernaz e ex-primeira-dama de Goiânia, Geralda Albernaz; superintendente do Idtech, José Cláudio Pereira Caldas Romero; o Subcomandante de Operações Especiais do Exército, Coronel Ricardo Luiz da Cunha Rabelo; conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE), Sebastião Tejota; secretário municipal de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso; padre Rafael Magul, da Igreja Apostólica Ortodoxa Antioquina no Centro-Oeste; o vereador Dr. Gian Said e a arquiteta Tereza Cristina Del Papa.

Estiveram presentes ainda os presidentes da Federação dos Hospitais, Laboratórios, Clínicas de Imagem e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Fehoesg), Christiane Maria do Valle Santos; do Conselho Estadual de Saúde de Goiás (CES - GO),  Venerando Lemes de Jesus; do Conselho Regional de Biomedicina, Renato Miguel 3ª Região (CRBM-3); do Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Coren-GO), Edna de Souza Batista; a Superintendente de Vigilância em Saúde (Suvisa) da SES-GO, Flúvia Amorim; a diretora-geral do Hemocentro de Goiânia, Denise Goulart e colaboradores do Hemocentro.

Novo Hemocentro de Goiás

Entregue pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), instituição que faz a gestão da unidade de saúde, a obra de ampliação do Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Professor Nion Albernaz contou com investimento de R$ 9,3 milhões repassados antecipadamente pelo Governo do Estado, além de recursos assegurados pela SES para a aquisição de mobiliários e equipamentos.

Com a ampliação da unidade, foi possível instalar o dobro de poltronas para a captação de sangue e plaquetas por aférese. Agora, são 12 novas cadeiras para a coleta convencional e outras quatro para coleta por aférese, que estão em uma sala exclusiva. Com isso, além de reduzir o tempo de espera no atendimento, o Hemocentro oferece um ambiente mais confortável aos doadores de sangue. A capacidade também aumentou, passando de 190 coletas por dia para 360.

Os avanços também foram grandes na área técnica. O Laboratório de Análises Clínicas aumentou sua capacidade produtiva no setor de imuno-hematologia com a instalação de mais um equipamento de automação, garantindo, assim, maior segurança na tipagem sanguínea do doador. A sorologia para transplante de órgãos e tecidos atualmente funciona 24 horas por dia. Além do controle interno para todos os parâmetros analisados, o laboratório participa de teste de proficiência da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, assegurando a qualidade dos processos.