São Paulo desperdiça pênaulti e perde do Botafogo
O Botafogo enfrentou o São Paulo na última partida no Estádio Nilton Santos pelo Campeonato Brasileiro 2020, válida pela rodada 37, e venceu por 1 a 0 com gol de Matheus Babi. O atacante entrou na segunda etapa e marcou de cabeça. A partida teve ainda um pênalti inexistente para o São Paulo, cobrado por Luciano e defendido por Diego Loureiro.
O Botafogo infelizmente entrou em campo a situação no campeonato imutável, mas fez uma primeira etapa de presença no campo adversário e inúmeras chances. Com o novo treinador Marcelo Chamusca acompanhando a partida de um camarote do Estádio Nilton Santos, o Alvinegro foi a campo com sete jogadores oriundos das categorias de formação e os garotos impuseram-se.
Diante de um adversário qualificado, o São Paulo chegou primeiro aos 9, mas o chute de Reinaldo passou por cima da meta. O Botafogo respondeu no mesmo minuto com o volante Kayque, que chutou de longe e sem força.
Aos 25, Ênio teve boa chance ao ser lançado, mas parou na boa defesa de Volpi. O São Paulo ficou em desvantagem numérica aos 28, quando Reinaldo acertou Warley, parou o contra-ataque e foi para o chuveiro mais cedo.
A partir daí o Alvinegro passou a incomodar com frequência o tricolor paulista. Aos 37, Warley chutou da entrada da área e Volpi fez grande defesa. Aos 39 foi a vez de Ênio, que parou novamente na boa defesa do arqueiro paulista. Warley, aos 44, Luiz Otávio, aos 48, e Bruno Nazário, aos 49, bombardearam Volpi, que segurou a bronca como pôde.
Fim de primeiro com 11 finalizações do Botafogo contra 3 do São Paulo.
O Botafogo voltou para a segunda etapa com a entrade de Matheus Babi, artilheiro da equipe na competição, no lugar de Kayque. A alteração de Lucio Flavio mudou a partida. Aos 12, Warley cruzou pela direita com perfeição na cabeça de Babi, que testou sem defesa para Volpi. Botafogo 1 x 0 São Paulo. Décimo gol de Babi no Brasileirão 2020.
Aos 28, Warley fez boa jogada individual e Volpi, de novo, evita o segundo. Aos 35, o inacreditável. O árbitro Bráulio da Silva Machado marcou pênalti de Sousa em Galeano mesmo com o auxílio do vídeo. Só que para o bem do futebol Luciano bateu no canto e Diego Loureiro defendeu a cobrança com maestria. Justiça no campo.
Diego Loureiro defendeu o pênalti de Luciano e assegurou a vitória do Botafogo (Foto: Vítor Silva/BFR)
Mesmo com sete minutos de acréscimo o Botafogo sustentou o resultado em casa e a vitória por 1 a 0.