A programação do Cine Cultura entre os dias 5 e 11 de novembro reúne duas estreias, clássicos do cinema e produções premiadas. Entre os destaques estão “Feito Pipa”, escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar 2027, e “Vicentina Pede Desculpas”, novo longa-metragem do diretor Gabriel Martins.
O público também poderá participar de três sessões especiais gratuitas, com obras que marcaram a história do cinema nacional e internacional. A agenda inclui o projeto Clássicos do Cultura, a 3ª Conferência Goiás de Preservação Audiovisual e uma sessão em parceria com o Seminário Audiovisual para Produtores Independentes (Sapi).
Em “Feito Pipa”, Gugu é um menino de 12 anos apaixonado por futebol que vive com a avó, Dilma, professora aposentada que o criou em um ambiente de liberdade e afeto. A relação com o pai, Batista, é marcada por ausências e expectativas não correspondidas. Quando surge a possibilidade de morar com ele, o garoto precisa enfrentar um novo desafio. Dirigido por Allan Deberton, o filme tem classificação indicativa de 14 anos.
Já “Vicentina Pede Desculpas”, dirigido por Gabriel Martins, acompanha uma mulher que procura as famílias das vítimas de um acidente envolvendo um ônibus conduzido por seu filho, que deixou dezenas de mortos. Ao tentar pedir desculpas, Vicentina se depara com os limites do perdão. O longa tem classificação indicativa de 12 anos e conquistou três troféus no Festival do Rio.
As sessões especiais começam no domingo (8), às 19 horas, com o projeto Clássicos do Cultura. A atração apresenta “Casamento Branco” (1989), do cineasta francês Jean-Claude Brisseau.
Na segunda-feira (9), também às 19 horas, será realizada a 3ª Conferência Goiás de Preservação Audiovisual, com a exibição da cópia restaurada de “Um É Pouco, Dois É Bom” (1970), clássico nacional dirigido por Odilon Lopez.
Já na terça-feira (10), às 19 horas, a programação terá uma sessão gratuita do Sapi, com o longa “Cinco Tipos de Medo”, de Bruno Bini, vencedor do Festival de Cinema de Gramado de 2025.
O roteiro da semana inclui ainda “I Want Your Sex”, de Gregg Araki; “Zona Zero”, ficção científica sul-coreana dirigida por Yeon Sang-ho; “Rosebush Pruning”, sátira do cineasta Karim Aïnouz; “As Dores do Mundo: Hyldon”, documentário sobre a trajetória do cantor e compositor brasileiro; e “Ran”, clássico de Akira Kurosawa inspirado na tragédia “Rei Lear”, de William Shakespeare.
Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). Às segundas-feiras, todos pagam meia-entrada.
O cinema não permite a entrada de alimentos e bebidas na sala, com exceção de água engarrafada.
A programação completa, com horários, classificações indicativas e demais informações, está disponível nas redes sociais do cinema, pelo perfil @cineculturagoias, e no site oficial do Cine Cultura.
Fonte: Agência Goiás