Estudantes da Escola Municipal Alonso Dias Pinheiro apresentam, nesta quarta-feira (23/9), no cinema Cinépolis do Shopping Cerrado, a série “O Pergaminho das Duas Faces”. A produção foi desenvolvida pelo projeto pedagógico ADP Audiovisual e reúne elementos de aventura, mistério, fantasia, suspense e humor.
A obra de ficção foi produzida por alunos do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental, sob a coordenação do professor Neuber Figueiredo, que desenvolve práticas de criação cinematográfica na escola desde 2019. Ao longo dos sete anos do projeto, foram realizadas oito produções.
Segundo o coordenador, a exibição representa a culminância de um trabalho desenvolvido ao longo do ano dentro e fora da escola. Para os estudantes que participaram da construção da história e atuaram diante e atrás das câmeras, a projeção em uma sala de cinema contribui para valorizar a autoria, o protagonismo e a autoestima.
Neuber afirma que o projeto também favorece o desenvolvimento de habilidades criativas, técnicas e socioemocionais, além de fortalecer competências como comunicação e trabalho em equipe.
A trama de “O Pergaminho das Duas Faces” começa quando um grupo de estudantes encontra um antigo baú com pistas relacionadas a um misterioso pergaminho. O objeto foi dividido, e seus fragmentos estão espalhados por diferentes locais da cidade. A busca leva as crianças para além dos muros da escola e transforma pontos históricos de Goiânia em parte da aventura.
Entre os locais utilizados pela produção estão o Museu Goiano Zoroastro Artiaga, o Palácio das Esmeraldas, o Museu Pedro Ludovico Teixeira e a Antiga Capela São José, no bairro de Campinas. Na narrativa, a cidade, sua história, seu patrimônio e seus espaços culturais deixam de ser apenas cenários e passam a integrar a aventura, aproximando ficção e aprendizagem.
Ao longo da investigação, os estudantes descobrem que o pergaminho está ligado a acontecimentos iniciados décadas atrás. Seus fragmentos provocam experiências cada vez mais misteriosas, com pistas, alucinações e escolhas capazes de gerar consequências inesperadas. Nesse percurso, amizade, coragem e união tornam-se fundamentais para desvendar um segredo que atravessou gerações.
Em maio de 2026, o professor Neuber foi convidado a apresentar o trabalho desenvolvido pelo ADP Audiovisual na Conferência Internacional de Viana do Castelo, no norte de Portugal. O evento foi realizado durante o XXVI Festival Encontros e teve como objetivo promover a reflexão e o compartilhamento de experiências sobre cinema e audiovisual na educação.
O ADP Audiovisual também foi selecionado para integrar o Mapa Brasileiro da Educação Midiática, coordenado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), com apoio do Governo do Reino Unido e da Unesco. A plataforma do Ministério da Educação dá visibilidade a experiências voltadas ao desenvolvimento de competências relacionadas ao uso crítico, ético e responsável das mídias.
Fonte: Prefeitura de Goiânia