Goiânia retoma mutirões com novo formato: seis dias de serviços e zeladoria em 36 bairros da Região Leste

A Prefeitura de Goiânia retoma, a partir de segunda-feira (10/8), os mutirões de serviços à população em novo formato. A primeira edição, que seguirá até sábado (15/8) na Região Leste, funcionará como projeto-piloto para testar um novo conceito de atendimento que será lançado oficialmente pelo prefeito Sandro Mabel ainda neste ano e, posteriormente, expandido para outras regiões da capital.

Nesta fase de testes, o mutirão terá duração de seis dias e cobrirá 36 bairros, com serviços concentrados em diferentes pontos e uma ampla frente de zeladoria. O objetivo é ampliar o alcance das ações e facilitar o acesso da população aos serviços públicos.

Na área da saúde, a UPA Jardim Novo Mundo terá atendimento ampliado no período noturno, oferecendo consultas em clínica geral, ginecologia e pediatria, além de enfermagem e odontologia, vacinação, coleta de exames laboratoriais, exame preventivo (Papanicolau), testes de gravidez e glicemia, aferição de pressão arterial, atendimento farmacêutico e oferta de Implanon.

No CRAS Jardim Novo Mundo, a população poderá realizar ou atualizar o Cadastro Único, receber orientações sobre programas sociais, inscrever-se no sorteio de geladeiras e ventiladores, participar de oficinas e da feira de artesanato, e contar com o Espaço Criança Feliz, com atividades lúdicas e socioeducativas. Haverá ainda inscrições de famílias elegíveis para o recebimento de cestas de alimentos, com entrega prevista para o sábado.

Na área de direitos humanos, serão ofertadas orientações sobre direitos sociais e acesso a políticas públicas, emissão da ID Jovem e das carteiras da Pessoa Idosa e da Pessoa com Fibromialgia, informações sobre ISTs e atendimento com acolhimento e encaminhamentos especializados. As mulheres terão orientações e encaminhamentos para a Rede Municipal de Proteção à Mulher, além de informações sobre prevenção e enfrentamento à violência.

A Praça George Washington receberá o Castramóvel, com castração de cães e gatos previamente agendados, além de vacinação antirrábica. O local também contará com distribuição de mudas e orientações de plantio; no sábado, haverá ainda doação de cães.

O mutirão incluirá serviços de meio ambiente, cadastro no Sine, busca de emprego, encaminhamento profissional e emissão da Carteira de Trabalho Digital. Microempreendedores terão atendimento, consultoria de negócios e orientações na Casa do Empreendedor.

Zeladoria: a Prefeitura realizará uma força-tarefa em 36 bairros da Região Leste, com limpeza, roçagem, tapa-buracos, manutenção de vias e outras ações de conservação urbana. A Comurg atuará nos períodos diurno e noturno na manutenção de praças, roçagem de áreas públicas, limpeza de jardins, varrição de vias e conservação de canteiros, com capina manual, retirada de ervas daninhas, poda de gramados, plantio ornamental, pintura de meio-fio, remoção de vegetação e limpeza de vias públicas. A Limpa Gyn fará remoção de grandes volumes de entulhos e materiais inservíveis descartados irregularmente, varrição mecanizada de ruas e avenidas principais, reforço da coleta domiciliar e seletiva e a Ação Cata-Treco, para recolhimento sob demanda de móveis, sofás, eletrodomésticos e outros objetos pesados deixados nas calçadas por moradores.

Programação e horários: na UPA Jardim Novo Mundo, os atendimentos ocorrerão de segunda a sexta, das 8h às 21h, e no sábado, das 8h às 17h, com vacinação; consultas com clínico geral, ginecologista e pediatra; enfermagem e odontologia; Implanon; teste de gravidez; aferição de pressão; teste de glicemia; atendimento de farmácia; coleta laboratorial e Papanicolau. No CRAS Jardim Novo Mundo, os serviços funcionarão de segunda a sexta, das 8h às 18h, e no sábado, das 8h às 17h. Haverá oficinas na quarta e quinta-feira; na sexta-feira, encerramento das oficinas com entrega de certificados; e, na sexta e no sábado, Feira de Artesanato e atividades do Espaço Criança Feliz. No sábado, das 8h às 17h, o CRAS ofertará distribuição de mudas, cadastro no Sine, emissão da Carteira de Trabalho Digital, encaminhamento para vagas de emprego, atendimento ao MEI e consultoria para empreendedores. Na Praça George Washington, no sábado, das 8h às 17h, haverá Castramóvel para castração de cães e gatos, doação de cães e vacinação antirrábica para cães e gatos.

Bairros atendidos: Água Branca, Jardim Califórnia, Botafogo, Chácara Botafogo, parte do Botafogo, Chácara Bárbara, São Francisco de Assis, Habitacional Aruanã I, Habitacional Aruanã II, Habitacional Aruanã III, Riviera, Brasil, Jardim Califórnia – Parque Industrial, Novo Mundo, Jardim Novo Mundo – Extensão, Alphaville Flamboyant, Alphaville Flamboyant/Residencial Araguaia, Aruanã Park, Park Lozandes, Parque Cidade, Portal do Sol I, Portal do Sol II, Aruanã, Aruanã – Complemento, Residencial Les Cales Borges, Residencial Olinda, Recanto dos Buritis, Residencial Sonho Verde, Vale do Araguaia, Residencial Vale do Araguaia, Vila Bandeirantes, Vila Maria Luiza, Vila Morais, Parque Santa Maria e Vila Romana.

Fonte: Prefeitura de Goiânia