A Prefeitura de Goiânia, por meio da Patrulha Mulher Mais Segura da Guarda Civil Metropolitana (GCM), intensifica em agosto as ações de acolhimento, fiscalização do cumprimento de medidas protetivas e orientação a mulheres em situação de violência, no contexto da campanha Agosto Lilás, dedicada à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher. A iniciativa destaca a importância da prevenção e da atuação integrada da rede de proteção.
Dados do estudo Retrato dos Feminicídios no Brasil, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que analisou ocorrências entre 2021 e 2024, reforçam a urgência do tema: para cada feminicídio consumado, há 2,7 tentativas registradas, indicando sinais e escaladas anteriores ao crime. O levantamento aponta ainda que 80,7% dos feminicídios são cometidos por companheiros (59,4%) ou ex-companheiros (21,3%), enquanto 4,9% dos autores são desconhecidos da vítima. Em 66,3% dos casos, o crime ocorre dentro da residência da mulher. Quase 87% das vítimas não possuíam medida protetiva de urgência, e 62,6% eram mulheres negras, evidenciando desigualdades que atravessam a violência de gênero.
Em Goiânia, a Patrulha Mulher Mais Segura atua para fortalecer a rede de proteção e evitar agravamentos dos casos. Entre janeiro e julho de 2026, a equipe realizou 3.114 atendimentos a mulheres assistidas pelo programa. No mesmo período, foram feitos 199 encaminhamentos para atendimento psicológico, orientação jurídica, serviços da rede de proteção e casas de acolhimento.
As ações preventivas incluem atividades educativas: nos sete primeiros meses do ano, foram promovidas 32 palestras, alcançando 4.952 pessoas com informações sobre violência doméstica, direitos das mulheres e formas de buscar ajuda.
A estratégia também incorpora tecnologia. Atualmente, 1.052 mulheres estão cadastradas no aplicativo Prefeitura 24h e utilizam o Botão do Pânico para acionar rapidamente a Guarda Civil Metropolitana em situações de risco.
A fiscalização do cumprimento das medidas protetivas é contínua. Entre janeiro e julho, a Patrulha Mulher Mais Segura realizou 115 verificações proativas de possíveis descumprimentos, com comunicação ao Tribunal de Justiça. No período, foram registrados 37 flagrantes de violação de medidas protetivas, com autores encaminhados à Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam).
No mesmo intervalo, a Guarda Civil Metropolitana efetuou 40 flagrantes envolvendo agressões físicas, psicológicas, sexuais e morais contra mulheres, com condução dos autores à Delegacia da Mulher para as providências legais.
Durante o Agosto Lilás, a Prefeitura de Goiânia reforça as ações de conscientização e prevenção e destaca que o enfrentamento à violência contra a mulher depende da atuação conjunta do poder público e da sociedade. Mulheres em situação de risco podem acionar a Guarda Civil Metropolitana pelo telefone 153 e procurar os serviços da rede de proteção para atendimento e orientação.
"Fazemos visitas de acompanhamento para verificar se as mulheres com medidas protetivas não estão sofrendo agressões. Nossas equipes também encaminham mulheres para os serviços da rede, caso precisem de atendimento psicológico, cesta básica, abrigamento", afirmou a comandante Luíza Sol, da Patrulha Mulher Mais Segura.
Fotos: Patrulha Mulher Mais Segura/GCM.
Fonte: Prefeitura de Goiânia