Corredores verdes, jardins de chuva e selo internacional: Goiânia acelera pacote ambiental com foco em resiliência climática

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), ampliou as ações de preservação ambiental, recuperação de áreas verdes e adaptação às mudanças climáticas, com iniciativas que já renderam à capital reconhecimentos no Brasil e no exterior. O conjunto de medidas envolve revitalização de parques e praças, implantação de infraestrutura verde, prevenção a incêndios florestais e programas voltados à sustentabilidade urbana.

Lançada em 12 de junho, a Agenda Goiânia Mais Verde reúne metas como a criação de 16 quilômetros de corredores verdes, 100 jardins de chuva, 9 trilhas ecológicas com 10 quilômetros de extensão, instalação de 500 bancos em áreas verdes, 230 pontos de entrega voluntária de recicláveis e 2 mil conjuntos de lixeiras ecológicas. O primeiro corredor verde está em implantação na Rua 4, no Setor Oeste, conectando o Bosque dos Buritis ao Lago das Rosas. O primeiro jardim de chuva, também na Rua 4, já tem projeto concluído. A primeira trilha ecológica temática foi inaugurada em homenagem a Bariani Ortêncio, escritor que projetou a cultura goiana nacionalmente.

A arborização urbana é outra frente prioritária. Mais de 30 mil mudas foram distribuídas à população, e cerca de 15 mil árvores já foram plantadas pela Amma em diferentes regiões, sendo 2.536 por meio do Programa Goiânia+Verde a partir de solicitações da própria comunidade. A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) reforça o esforço, com o plantio de mais de 175 mil árvores com porte superior a dois metros de altura.

Para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas, a Amma intensificou a prevenção e o combate a incêndios florestais. Equipes passaram por treinamentos específicos e executaram aceiros em parques da capital, retirando vegetação seca para criar faixas que dificultam a propagação do fogo e facilitam o acesso do Corpo de Bombeiros às áreas de mata. A administração municipal também finalizou a minuta do Projeto de Lei da Política Municipal de Prevenção e Combate aos Incêndios, construída ao longo dos últimos 15 meses, com o objetivo de fortalecer ações preventivas e agilizar a resposta a focos de incêndio.

A recuperação e a manutenção de parques, praças e demais áreas verdes seguem em curso, com melhorias de infraestrutura, paisagismo, acessibilidade, mobiliário urbano e manejo da vegetação, ampliando as condições de uso e contribuindo para a conservação ambiental.

As iniciativas trouxeram reconhecimento. Goiânia recebeu neste ano o título Tree Cities of the World 2025, concedido pela Fundação Arbor Day em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), certificando boas práticas na gestão da arborização urbana. No âmbito nacional, a capital passou a integrar o Programa Cidades Verdes Resilientes, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Na segunda edição do FinanCidades 2026, o projeto das Zonas de Desenvolvimento Sustentável (ZDS), apresentado pelo município, foi selecionado entre propostas de todo o país e recebeu manifestação de interesse de todas as instituições financeiras participantes, abrindo caminho para captação de recursos do Fundo Clima destinados a drenagem urbana, gestão de resíduos sólidos, arborização e soluções baseadas na natureza.

“Esses resultados demonstram o compromisso da gestão municipal com a ampliação da cobertura vegetal, a melhoria do conforto térmico e a construção de uma cidade cada vez mais resiliente e preparada para o futuro”, afirma a presidente da Amma, Zilma Peixoto.

Fonte: Prefeitura de Goiânia