O Governo de Goiás entregou, nesta sexta-feira (26/6), dez novos caminhões destinados à coleta e ao transporte de materiais recicláveis em municípios do interior. Com a nova remessa, o programa Recicla Goiás passa a contar com 29 veículos em operação, resultado de investimento de R$ 6,5 milhões do governo estadual.
A iniciativa é executada pela Secretaria da Retomada, em cooperação técnica com prefeituras parceiras do programa. O objetivo é fortalecer a política estadual de gestão de resíduos sólidos, ampliar a coleta seletiva e incentivar a geração de trabalho e renda para cooperativas de reciclagem. Dez municípios do interior foram contemplados nesta etapa.
O secretário da Retomada, César Moura, afirmou que o programa alia preservação ambiental e inclusão social. "Esse projeto começou com o encerramento dos lixões, a capacitação dos catadores e a criação de cooperativas. Agora avançamos mais uma etapa, disponibilizando caminhões que fortalecem a coleta seletiva e ampliam a capacidade de trabalho dessas cooperativas", disse.
A prefeita de Formosa, Simone Ribeiro, destacou os resultados da parceria. "Os cooperados diziam que eram pessoas invisíveis. Com o apoio do governo, promovemos inclusão social e fortalecemos a coleta seletiva. É uma iniciativa que trouxe resultados importantes para o município", afirmou.
Criado em 2023, o Recicla Goiás apoia os municípios na implantação da logística reversa, no encerramento de lixões e na organização da coleta seletiva. Desde então, equipes do Governo de Goiás realizaram visitas técnicas em 114 municípios e promoveram a capacitação de 1.138 catadores para atuação na reciclagem de forma técnica e segura.
Em parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras em Goiás (OCB-GO), o Estado também ofereceu suporte para a estruturação de 40 cooperativas, com acesso ao Crédito Social para aquisição de equipamentos, elaboração de plano de negócios, assessoria contábil e consultoria técnica. Representando a OCB-GO, o gerente-geral Victor Sanches ressaltou a importância dos novos veículos: "Os caminhões facilitam o transporte dos materiais recicláveis até as cooperativas, onde esses resíduos ganham valor e retornam à cadeia produtiva".
Integrante da cooperativa de reciclagem de Pontalina, Evangelista de Souza disse que o novo veículo vai agilizar o trabalho das equipes. "Temos um caminhão maior, mas ele não consegue acessar todas as ruas. Esse veículo dará mais agilidade e permitirá ampliar a coleta seletiva no município", afirmou.
Além dos dez municípios contemplados nesta etapa, o governo estadual já destinou caminhões do Recicla Goiás para Senador Canedo, Goianira, Morrinhos, Cidade Ocidental, Rubiataba, Pires do Rio, Itapuranga, Guapó, Ipameri, Mossâmedes, Nerópolis, Vicentinópolis, Paraúna, Santo Antônio de Goiás, Nova Veneza, Jesúpolis, Jaraguá, Acreúna e Silvânia.
Fonte: Agência Goiás