R$ 117,8 milhões para ampliar água em Rio Verde: ETA de 800 L/s e adutora de 7,4 km previstas para 2027

O Sistema Rio Verdinho avança com novas frentes de obras para ampliar o abastecimento de água em Rio Verde. Nesta quarta-feira (24/06), uma equipe técnica da Saneago vistoriou o andamento da implantação da nova Estação de Tratamento de Água (ETA), empreendimento que integra um dos maiores investimentos em infraestrutura hídrica do município.

Participaram da visita os diretores de Obras, Fernando Cozzetti, e de Produção, Paulo Battiston; o superintendente de Gestão de Obras, Marco Antônio de Andrade; além de equipes técnicas da companhia.

Em construção, a nova ETA terá capacidade para tratar 800 litros de água por segundo. O investimento é de R$ 66 milhões, com 22% de execução física e previsão de conclusão para o segundo semestre de 2027. A estrutura foi planejada para atender toda a população de Rio Verde, estimada em aproximadamente 240 mil habitantes.

O projeto contempla dois módulos de tratamento, com unidades de floculação, decantação e filtração, além de unidade de tratamento de resíduos, estação elevatória de lavagem de filtros, tanque de lodo, leitos de secagem com bags, sistema de recirculação da água, dois reservatórios metálicos apoiados com capacidade de 2 mil metros cúbicos cada, um reservatório metálico elevado de 40 metros cúbicos e casa de química.

Também estão em andamento as obras da nova captação de água bruta do Sistema Rio Verdinho, com capacidade de 800 litros por segundo, além da estação elevatória de água bruta e de uma adutora com 7,4 quilômetros de extensão. Essa etapa recebe investimento de R$ 51,8 milhões, está com 47% de execução física e tem conclusão prevista para o segundo semestre de 2027.

Segundo a Saneago, o Sistema Rio Verdinho foi concebido para permitir futuras ampliações, acompanhando o crescimento populacional e reforçando a segurança hídrica do município. Com a nova estrutura, a companhia busca ampliar a capacidade operacional do abastecimento, fortalecer a infraestrutura de saneamento e garantir maior eficiência na distribuição de água para a população.

Fonte: Agência do Governo de Goiás