Após 20 anos, Enacor 2026 retorna a Goiânia, celebra 30 anos e prevê cerca de 5 mil participantes

O governador Daniel Vilela participou, nesta segunda-feira (22/06), da abertura do Encontro Nacional de Conservação Rodoviária (Enacor 2026), considerado o maior fórum de debates sobre infraestrutura de transportes, logística, tecnologia e conservação rodoviária do Brasil. Realizado no Centro de Convenções de Goiânia, o evento também reúne a 51ª Reunião Anual de Pavimentação (RAPv) e a 7ª Expo Enacor RAPv, consolidando Goiás como um dos principais polos de discussões técnicas do setor no país. Na cerimônia, Vilela destacou a tradição do estado em infraestrutura e a centralidade dos investimentos logísticos. "Goiás sempre foi um estado vanguardista na infraestrutura rodoviária. Essa é uma marca que carregamos com muito orgulho e que projetamos como algo de grande relevância para o futuro do nosso Estado". Segundo ele, "garantir uma malha eficiente é permitir com que o Estado continue atraindo investimentos e se desenvolvendo de forma competitiva". Com expectativa de cerca de 5 mil participantes ao longo de quatro dias de programação, o Enacor retorna a Goiânia após duas décadas. O encontro promove a troca de experiências e a apresentação de soluções tecnológicas voltadas à conservação rodoviária, pavimentação, segurança viária e mobilidade, temas considerados fundamentais para o desenvolvimento do país. Parceiro e anfitrião do evento, o Governo de Goiás participa por meio da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra). A presidente Eliane Simonini afirmou que a realização na capital fortalece o protagonismo estadual. "Hoje temos a satisfação de ver Goiás entre as melhores malhas rodoviárias do país. Esse resultado é fruto de muito trabalho, responsabilidade e da relação de confiança construída entre o governo e a sociedade". Ela acrescentou: "Receber novamente o Enacor, que nasceu em Goiás, é motivo de orgulho e demonstra a relevância do Estado para o desenvolvimento da infraestrutura nacional". Idealizador do Enacor e presidente da Associação Brasileira dos Departamentos Estaduais de Estradas de Rodagem (ABDER), Riumar dos Santos ressaltou a contribuição do encontro para a engenharia brasileira. "O Enacor se consolidou como um espaço nacional de discussão técnica e de construção de soluções para a infraestrutura. Ao longo dos anos, contribuiu para o desenvolvimento da engenharia rodoviária e para o fortalecimento de políticas públicas em todo o país". Criado em 1996, em Goiânia, o Enacor celebra 30 anos de história em sua edição de 2026. Além da exposição de tecnologias voltadas à infraestrutura e ao transporte, a programação inclui palestras, mesas-redondas e minicursos sobre temas como monitoramento de pavimentos com inteligência artificial, fiscalização de rodovias inteligentes e novas soluções para o planejamento da logística nacional.

Fonte: Agência do Governo de Goiás