Frente fria à vista: Goiás entrega 88 mil cobertores e alcança 97% dos municípios

Diante da previsão de queda nas temperaturas nos próximos dias, o Governo de Goiás intensificou a Campanha Aquecendo Vidas e já entregou quase 88 mil dos 95 mil cobertores novos adquiridos, alcançando 97% dos municípios. A ação, executada pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), reforça a proteção de famílias em situação de vulnerabilidade, pessoas em situação de rua e acolhidos em instituições sociais.

“Cada cobertor entregue representa cuidado e solidariedade. Sabemos que, para aqueles que mais precisam, esse apoio faz toda a diferença durante os dias mais frios”, afirmou a diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado. “Mais do que aquecer o corpo, queremos levar acolhimento, conforto e a certeza de que essas pessoas são vistas e amparadas pela rede de proteção social criada pelo Governo de Goiás”, acrescentou.

A aproximação de uma frente fria para sábado (20/06), prevista pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), reforça a necessidade de ações de proteção social. De acordo com o gerente do Cimehgo, André Amorim, o sistema pode provocar chuvas no Sudoeste, Sul e na região Central, incluindo Goiânia. As temperaturas mínimas devem ficar em torno de 16°C nas regiões Sudeste e Leste; 17°C nas regiões Central e Sul; e 18°C e 19°C no Oeste e Norte, respectivamente.

Segundo Amorim, é comum que, entre maio e julho, massas de ar polar avancem sobre o Brasil Central, resultando em madrugadas e manhãs mais frias em Goiás. “O ar frio de origem polar nesta época do ano percorre o Brasil com maior facilidade. Em alguns dias com maior intensidade, em outros dias com menor intensidade, mas ele chega e você observa que as manhãs são mais frias realmente”, explicou. Ele ressaltou que a ação do governo faz diferença para quem enfrenta o frio sem condições adequadas de proteção. “Sempre elogio esse trabalho de entrega de cobertores. Essa campanha Aquecendo Vidas é muito importante”, disse.

Desde 2019, a Campanha Aquecendo Vidas já distribuiu mais de 558 mil cobertores novos no estado. Com investimento de R$ 20,8 milhões, a iniciativa assegura a entrega de peças de qualidade a famílias em vulnerabilidade social, pessoas em situação de rua e instituições sociais. A logística de distribuição é realizada em parceria com as prefeituras municipais, responsáveis pela retirada das cobertas no Centro de Distribuição da OVG, em Goiânia, além de entidades cadastradas na organização.

Para o prefeito de Jaraguá e presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Paulo Vitor Avelar, a integração com as gestões locais é essencial para a efetividade da ação. “As pessoas não moram na União e no Estado, mas no município, onde nos conhecem e nos entendem”, declarou. Já a primeira-dama de Acreúna e presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), Adriana Souza, reforçou o papel da rede municipal: “A campanha traduz, na prática, o que a assistência social representa diariamente: cuidado, proteção e compromisso com quem mais precisa”.

Além de atender os municípios, a edição 2026 da Campanha Aquecendo Vidas contempla instituições sociais que acolhem pessoas em situação de vulnerabilidade. Neste ano, 51 entidades cadastradas na OVG, que atendem principalmente crianças e idosos, já receberam 5,3 mil cobertores novos. A expectativa é de que outras 150 instituições sejam atendidas até o fim de junho.

Em Goiânia, equipes de voluntários da OVG, acompanhadas por assistentes sociais e com apoio da Defesa Civil de Goiás, realizaram a entrega de 441 cobertores em pontos estratégicos da capital. As ações contemplaram locais de grande circulação e concentração dessa população, como a região da Rua 44, a Praça Joaquim Lúcio, a Matriz de Campinas, a Avenida Goiás, a Cepal do Setor Sul, a Praça Universitária e a Alameda Botafogo (Praça Boa Ventura).

Fonte: Agência do Governo de Goiás