Greening confirmado em Heitoraí e Cidade Ocidental; Agrodefesa erradica plantas e reforça controle

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) confirmou a presença de HLB (greening) em pomares comerciais nos municípios de Cidade Ocidental, no Entorno do Distrito Federal, e Heitoraí, no Centro goiano. As plantas com sintomas foram erradicadas, conforme determina a Instrução Normativa nº 1/2026, que instituiu o Programa Estadual de Prevenção e Controle Complementar ao HLB (PECHLB).

Equipes da Agrodefesa intensificam as orientações de prevenção e controle aos produtores das regiões. As plantas suspeitas foram identificadas durante inspeções realizadas no Levantamento Fitossanitário Anual de HLB. Fiscais da Agência coletaram amostras e as enviaram ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA-GO), que confirmou a presença da doença. As ações de contenção para evitar a disseminação começaram imediatamente.

"A identificação do foco mostra que o serviço de defesa está atento e vigilante. A resposta rápida é fundamental para proteger as áreas ainda livres e minimizar os impactos econômicos aos produtores", afirma o gerente de Sanidade Vegetal da Agrodefesa, Leonardo Macedo.

Em 2024 e 2025, a Agrodefesa já havia identificado focos de HLB em pomares de Quirinópolis, Campo Limpo de Goiás e Anápolis. Na sequência, as propriedades afetadas receberam orientações específicas de controle, e foram realizadas mobilizações com lideranças locais e produtores para palestras educativas em Goialândia, Itaberaí e Hidrolândia, reforçando a importância da prevenção e do combate ao HLB.

A coordenadora do Programa de Citros da Agrodefesa, Mariza Mendanha, destaca a importância do engajamento do setor produtivo: "A parceria com o produtor é fundamental nesse trabalho. Além do controle e monitoramento do inseto transmissor, é preciso que os produtores e a sociedade em geral não comprem mudas sem origem. As mudas sem origem e sem documentação podem estar contaminadas e podem levar a praga para a propriedade. Mudas, somente de viveiros certificados, mesmo que seja para uso doméstico". Denúncias sobre comércio ilegal de mudas podem ser feitas pelo WhatsApp (62) 9 8164-1188.

Considerado a pior praga dos citros, o HLB (huanglongbing ou greening) não tem cura. Embora não ofereça risco à saúde humana, pode reduzir drasticamente a produção. A doença é causada pela bactéria Candidatus Liberibacter spp., transmitida pelo psilídeo Diaphorina citri, inseto de coloração branca acinzentada com manchas escuras nas asas.

Os principais sintomas incluem folhas mosqueadas em tons de verde-escuro, verde-claro ou amareladas; desfolha; seca e morte de ramos; frutos deformados, pequenos e assimétricos; e sementes abortadas, pequenas, malformadas e de coloração escura.

No Brasil, o HLB já foi registrado em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Goiás e Rio Grande do Sul. Atualmente, não existem variedades comerciais de copa ou porta-enxerto resistentes à doença.

Fonte: Agência do Governo de Goiás