Goiânia sediará, de 5 a 14 de junho, a primeira edição do Festival Agun de Dança Negra, realizado pelo Orum Aiyê Quilombo Cultural. Com entrada gratuita e programação na sede do coletivo, no Residencial Nossa Morada (Rua 10, Qd. L, Lt. 10), o evento propõe uma imersão nas produções negras contemporâneas, reunindo espetáculos, performances, mostra de videodança e fotografia, oficinas e uma kiki ball.
Idealizado pelo grupo, o projeto conta com apoio do Governo de Goiás, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), operacionalizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás).
A proposta é guiada pelo conceito de “Agun”, palavra de origem Fon (Benin) que significa “comunidade”, orientando uma programação dedicada ao encontro e ao diálogo com as heranças afro-brasileiras e urbanas, em suas múltiplas expressões presentes na periferia goiana e brasileira. A iniciativa integra artistas locais e promove processos de formação e experimentação artística. “O festival deseja criar um território de encontro, troca e permanência para artistas negros, colocando esses corpos no centro da criação contemporânea”, afirma Marcelo Marques, produtor do evento e integrante do Orum Aiyê Quilombo Cultural.
A programação reúne trabalhos que circulam por importantes festivais e circuitos culturais do país. Entre as atrações estão os espetáculos Chão Duro, com Alex Pitt e Pedrinho Castella (RJ); Dembwa, de Marcos Ferreira e Ruan Wills (BA); Abayomi, da Cia Odu (MA); e Debandada, da Cia DeBonde (RJ). Outro destaque é Adobe, da artista goiana Luciana Caetano, que integrou a circulação nacional do Palco Giratório Sesc em 2024. O festival também recebe o artista beninense Codjo Perrez Kpade, que apresenta a performance Dadié, unindo circo e dança em diálogo com referências da cultura africana.
O evento amplia sua atuação para as artes visuais com uma mostra de videodança e fotografia que reúne artistas de Goiás, Minas Gerais, Bahia, São Paulo e Pará. A curadoria é de Raquel Rocha e propõe reflexões sobre corpo, território, memória e identidade negra por meio de diferentes linguagens visuais.
A programação também integra manifestações ligadas às culturas urbanas e periféricas, com oficinas gratuitas. O festival recebe ainda a Agun Kiki Ball, celebrando a cultura ballroom e o protagonismo da comunidade LGBTQIAPN+.
Serviço: Festival Agun de Dança Negra. Data: 5 a 14 de junho. Local: Orum Aiyê Quilombo Cultural – Rua 10, Qd. L, Lt. 10, Residencial Nossa Morada, Goiânia. Entrada gratuita; ingressos disponíveis pela plataforma Sympla. Mais informações: www.instagram.com/orumaiyecultural.
Fonte: Agência Governo de Goiás