A Feira de Arte Goiás (FARGO) realiza sua oitava edição de 13 a 17 de maio de 2026, em Goiânia, com entrada gratuita e expansão de 30 para 50 estandes. O evento ocupará o Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC), espaços expositivos do Centro Cultural Oscar Niemeyer e as galerias D.J. Oliveira e Cleber Gouvêa. A feira confirma a presença de galerias de São Paulo e Brasília e deve atrair colecionadores, investidores, art dealers, admiradores de arte e público das principais feiras do país.
O conceito curatorial parte do Cerrado como princípio inspirador — não como representação literal, mas como sistema de referências —, orientando o pensamento curatorial e a identidade visual da FARGO. A proposta conecta a feira ao seu contexto de origem e reafirma o Centro-Oeste como potência criativa na arte contemporânea.
“Ao longo de suas edições, a FARGO vem se firmando como uma plataforma de articulação – não apenas de exibição – capaz de ativar toda uma cadeia produtiva. A presença crescente de galeristas e outros agentes do meio na cidade semanas antes da abertura oficial, participando e promovendo encontros e eventos paralelos, evidencia uma dinâmica que ultrapassa o período da feira e se estende para relações de médio e longo prazo, impulsionando negócios, parcerias e a circulação de artistas”, destaca Wanessa Cruz, diretora da FARGO e sócia da Casa Arte Plena.
Mais do que expansão física, o avanço da FARGO aponta um reposicionamento do Centro-Oeste no circuito nacional. Com mais de 1.500 obras e a participação de centenas de artistas, a feira se consolida como um dos principais pontos de encontro entre produção artística, mercado e pensamento contemporâneo fora do eixo tradicional.
“Esse movimento também começa a impactar diretamente a cena local. A ampliação da feira tem gerado demanda por profissionais ligados à arte e à economia criativa – de curadores a produtores, de educadores a montadores –, além de fortalecer o ecossistema cultural da região. Goiânia passa, assim, a ser percebida não apenas como um ponto de passagem, mas como destino estratégico para quem busca descobrir novos artistas, diversificar investimentos e acompanhar a produção contemporânea brasileira a partir de outros territórios”, afirma Sandro Tôrres, coordenador-geral de projetos da Casa Arte Plena e curador da FARGO.
Em 2025, a feira recebeu cerca de 20 mil visitantes, com aproximadamente 30% do público vindo de outras cidades e estados das regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste. Para 2026, a expectativa é superar 30 mil visitantes nos cinco dias de programação. Para acolher esse aumento, a arquitetura do evento foi redesenhada.
“Ver a feira tomar uma nova proporção a cada edição e acessar novos perfis de pessoas interessadas é indescritível. Nosso trabalho com a expografia e a cenografia busca criar atmosferas que conectem profundamente as pessoas às obras. A arte sem o espectador perde o sentido, e presenciar um público não apenas cada vez maior, mas com uma altíssima qualidade de engajamento vivenciando esses espaços, é extremamente gratificante”, diz Anna Carolina Cruz, diretora artística da Casa Arte Plena e responsável pela arquitetura e expografia da FARGO.
A edição de 2026 reforça a FARGO como espaço de pensamento e experiência, com debates, lançamentos literários temáticos e encontros que ampliam o acesso e aprofundam conexões entre artistas, público e agentes do setor. A programação reunirá cerca de 50 espaços, entre galerias, espaços independentes, projetos solo, instituições, praça de alimentação e estandes especiais, além de uma agenda de bate-papos com convidados locais e nacionais, lançamentos de livros de arte, visitas guiadas, premiações, intercâmbios institucionais, design autoral e experiências gastronômicas.
O Prêmio Estímulo está de volta e selecionou 10 artistas por edital, avaliados por uma comissão formada por Paulo Henrique Silva, Cinara Barbosa e Sandro Tôrres. Neste ano, o prêmio é patrocinado pelo colecionador Rogério Ranulfo. A feira também mantém o foco nos artistas goianos: todas as galerias, inclusive as de outros estados, são recomendadas a incluir criadores de Goiás ou do Centro-Oeste em seus estandes, reforçando a valorização da produção local.
Criada em 2017, a FARGO se consolidou como uma das principais plataformas de difusão da arte contemporânea no Centro-Oeste, aproximando artistas, galerias, curadores e colecionadores, ampliando a visibilidade da produção regional e fortalecendo a presença de Goiás no circuito nacional. Além de impulsionar negócios, o evento tem contribuído para a valorização de artistas da região já presentes em galerias de São Paulo, Rio de Janeiro e de outros países.
A FARGO é correalizada pelo Instituto Brasil Criativo e conta com apoio cultural do SESC, SEBRAE Goiás, Secretaria da Retomada do Estado de Goiás e SECULT-GO. O Prêmio Estímulo recebe patrocínio do colecionador Rogério Ranulfo, e a joalheria I.Lobo patrocina o Lounge VIP.
Serviço Data: 13 a 17 de maio de 2026 Horário: 14h às 21h (quarta a domingo) Entrada: gratuita para todos os públicos; MAC acessível Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer – MAC e galerias D.J. Oliveira e Cleber Gouvêa – Goiânia (GO) Instagram: @fargogoias Programação completa: fargo.art.br
Fonte: Agência Goiás