Prefeitura de Goiânia intensifica e cobra empresas responsáveis pela retirada de fios soltos

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência de Regulação (AR), intensificou a cobrança com as empresas de telefonia e de internet para retirar fios soltos, irregulares e inservíveis na capital. De acordo com a Lei Municipal Nº 9.767/2016, as empresas de energia e telecomunicações são as responsáveis por realizar o alinhamento e a retirada de fios, com prazo de 10 dias após a notificação. No caso de fiação solta, a responsabilidade de retirada recai sobre as empresas de telefonia e de internet. Já foram aplicadas 347 multas nessas empresas por irregularidades.

Lançada em outubro de 2025, a Operação Cidade Segura é coordenada pela AR, com a participação de empresas de telecomunicações e acompanhamento do Ministério Público de Goiás (MP-GO). Desde então, foram retiradas 78,9 toneladas de cabos soltos, baixos ou inservíveis, além da regularização de 2.329 postes em 64,5 quilômetros de vias. Ao todo, 30 empresas participaram das ações centralizadas, que incluem força-tarefa em corredores urbanos, retirada de redes obsoletas e organização do cabeamento ativo.

De acordo com o Presidente da Agência de Regulação, Hudson Novais, é responsabilidade das empresas de telecomunicações a adequação e manutenção da fiação nos postes compartilhados com a rede de energia. “A responsabilidade pela instalação e manutenção dos cabos é das empresas de telecomunicações, conforme as normas técnicas. A Equatorial é também responsável pela fiscalização dessas estruturas que alugam às empresas”, afirmou.

De acordo com ele, “a Prefeitura de Goiânia tem coordenado, fiscalizado e cobrado as empresas, inclusive com acompanhamento do Ministério Público, para que regularizem a situação”. Segundo aponta, “a Operação Cidade Segura veio justamente para organizar esse processo, dar celeridade às ações e garantir que as irregularidades sejam corrigidas”, explica.

Em caso de irregularidades, as empresas de telefonia e provedores de internet são notificadas pela Equatorial ou informadas pela prefeitura para correção e podem sofrer sanções. A Prefeitura atua na fiscalização e articulação das ações. Já foram aplicadas 347 multas nessas empresas por irregularidades.

Após a retirada, o material é encaminhado para a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), que realiza a destinação ambientalmente adequada. A população pode solicitar o serviço pelo telefone da ouvidoria da Agência de Regulação, no número (62) 3416-2653, com envio de foto, vídeo e endereço para atendimento.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia