A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) informou que a primeira etapa da Declaração de Rebanho 2026 será realizada entre 1º e 31 de maio, conforme calendário definido em portaria publicada no Diário Oficial do Estado.
A medida é obrigatória e tem como objetivo atualizar os dados do rebanho em Goiás, contribuindo para ações de defesa sanitária e controle de doenças de interesse da saúde animal e pública.
De acordo com o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, a atualização das informações é essencial para a proteção do rebanho goiano e para o diagnóstico da realidade da pecuária no estado.
Etapas
O calendário anual prevê duas etapas obrigatórias de declaração. A primeira ocorre de 1º a 31 de maio e a segunda está prevista entre 1º e 30 de novembro.
Devem ser declarados animais como bovinos, bubalinos, equinos, muares, asininos, caprinos, ovinos, aves, suínos de subsistência, além de animais aquáticos e abelhas.
O produtor deve informar o número atualizado de animais, discriminando por espécie, sexo e faixa etária, considerando movimentações como nascimentos e mortes desde a última declaração.
Como declarar
A declaração deve ser feita, preferencialmente, de forma eletrônica pelo Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago), mediante login e senha individuais.
Caso não seja possível realizar o procedimento online, o produtor ou representante legal pode procurar uma unidade da Agrodefesa.
O preenchimento por terceiros é permitido apenas com cadastro de procurador no sistema, mediante apresentação de procuração registrada em cartório.
Reprodução